Funcionamento: Segunda a Sexta das 09h00 as 19h00
Ligue 11 5571 8777 | Whatsapp: (11) 98920-4546

A expressão harmonização do rosto ou facial tomou conta das redes sociais, revistas de beleza e programas sobre celebridades. Duas palavras que parecem prometer a solução para o envelhecimento e correção das assimetrias do rosto. Parece que ser como uma estela de TV está ao alcance de todos os mortais. Mas a harmonização do rosto não é exatamente isso. Muito se promete, mas neste post vamos explicar exatamente o que é a harmonização do rosto. É importante saber até onde esses procedimentos devem te ajudar a ser mais feliz com a aparência do seu rosto. Pois como tudo na vida, a harmonização tem um limite. Quem ultrapassa essa linha acaba perdendo a mão e os traços naturais do rosto, obtendo resultados desastrosos.

 

 

 

O que é a harmonização do rosto?

 

Harmonização do rosto é um conjunto de procedimentos usados com a finalidade de corrigir imperfeições e sinais de envelhecimento.

 

Os procedimentos estéticos utilizados para harmonizar a face, diferente das cirurgias plásticas, são pouco invasivos. São procedimentos feitos em consultório, não precisam de anestesia geral, cortes ou cicatrizes. Não é necessário internação e a recuperação é rápida e praticamente indolor.

 

Além disso, a idéia desses procedimentos é que promovam uma melhoria geral no seu rosto de maneira natural e imperceptível. As pessoas devem notar que você está mais bonita, mas não devem saber dizer o que exatamente você fez

 

 

Quais os riscos da harmonização do rosto?

 

Os riscos da harmonização do rosto para a saúde podem ser graves caso não sejam feitos por um médico dermatologista preparado. Ainda assim, existem muitos profissionais que, para satisfazer um desejo do paciente, não atentam para os excessos.

 

Os procedimentos estéticos devem ser utilizados com a intenção de melhoria da harmonia da face. A finalidade nunca pode ser mudar feições ou traços.

Quando os procedimentos são feitos sob medida e com cuidado, os resultados são naturais e sutis. Quando em exagero, ocorre uma deformação dos traços ou uma padronização. Pode reparar, tem muita gente saindo dos consultórios com cara de quem passou por procedimento estético. Isso já é um sinal que as coisas não deram muito certo. O ideal é que essa melhoria passe despercebida.

 

 

Quais correções e melhorias são possíveis com a harmonização do rosto?

 

A harmonização facial pode corrigir imperfeições e sinais de envelhecimento como:

 

  • Olheiras
  • Volume facial
  • Estética nasal
  • Bigode chinês ou sulco nasogeniano
  • Ruas de marionete ou sulcos labiomentonianos
  • Lifting do arco das sobrancelhas
  • Marcas de expressão
  • Volume do queixo
  • Lábios
  • Flacidez
  • Papada
  • Textura da pele

 

 

Quais os procedimentos indicados ?

 

Bioestimuladores de Colágeno:

 

Bioestimuladores de colágeno são substâncias que provocam a produção do colágeno tipo 1, aquele responsável pela firmeza e elasticidade da derme. Essas substâncias são aplicadas através de agulhas finíssimas, causando o mínimo de desconforto. As aplicações são feitas no próprio consultório do dermatologista e possui recuperação bastante tranquila. O paciente pode voltar as atividades normais logo após a sessão.

Os resultados dos bioestimuladores de colágeno vem com o passar do tempo, não são imediatos. A substância continua agindo no médio prazo estimulando a produção do colágeno até que seja absorvida pelo organismo. Os bioestimuladores são biocompátiveis e não causam efeitos adversos. Os resultados podem durar até 4 anos a depender da substância utilizada.

Principais bioestimuladores de colágeno:

 

Sculptra:

 

O Sculptra é o nome comercial para o ácido poli-L-láctico. Ele é aplicado através de injeções na região que se deseja tratar a flacidez. Ele pode ser aplicado em quase toda a face onde se deseja ter uma volumização e uma recuperação dos contornos do rosto. Isso porque com o envelhecimento ocorre uma “queda” da face alterando sua forma original.

As únicas regiões do rosto que não se recomenda a aplicação de Sculptra são contorno dos olhos e lábios, onde o ácido hialurônico é o preenchedor recomendado.

A sessão dura cerca de 45 minutos e a cada 3 ou 4 injeções o dermatologista realiza uma leve massagem para que o produto se espalhe de maneira hegemônica. O Sculptra possui anestésico em sua composição e portanto causa um mínimo de desconforto.

 

 

 

Radiesse:

 

O Radiesse é um gel com efeito preenchedor composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Os resultados de Radiesse podem ser notados entre 4 a 6 semanas após as sessões. Entretanto, podem ser observados por um período de até 18 meses. O colágeno natural continua sendo produzido durante todos esse tempo.

Radiesse é indicado para a parte inferior do rosto principalmente. Ele devolve a definição e os contornos originais. Veja as regiões em que Radiesse pode ser aplicado:

 

  • Bochechas: projeta a região das maçãs do rosto proporcionando uma projeção discreta e natural.
  • Mandíbula: o Radiesse atua melhorando a definição dessa região da face, deixando-a mais marcada.
  • Queixo: o Radiesse atua projetando essa parte do rosto, deixando-a mais definida. Com o tempo o queixo pode apresentar consistência amolecida por causa da perda de colágeno.
  • Têmporas: com o tempo a pele da região das têmporas se torna fina, dando um aspecto envelhecido. O Radiesse produz um preenchimento que devolve jovialidade ao rosto.
  • Mãos: esta região apresenta sinais de envelhecimento como veias saltadas e pele fina. O Radiesse preenche os sulcos formados pelas veias saltadas e promove o seu clareamento.
  • Rugas Nasolabiais: O Radiesse preenche rugas e vincos da área entre o nariz e a boca conhecidos popularmente como “ bigode chinês” e “linhas de marionete”.

 

Ellansé:

 

O Ellansé é um preenchedor e bioestimulador facial de última geração. Possui efeito preenchedor imediato e, a médio prazo, devolve os contornos originais e o volume natural do rosto.

Logo após sua aplicação, já é possível notar o resultado esperado: preenchimento de rugas e sulcos e redefinição dos contornos do rosto, dando a impressão de rejuvenescimento.

O efeito de produção de colágeno ocorre de maneira gradativa, a medida que o corpo produz a proteína. O processo devolve o volume natural do rosto, os contornos originais e melhora a textura da pele. Pode durar de 1 a 4 anos, a depender da concentração.

 

Preenchimento com ácido hialurônico:

 

O ácido hialurônico é o preenchedor mais utilizado pois é biocompatível e reabsorvível. A substância é encontrada no nosso corpo naturalmente. Cerca de 56% do ácido hialurônico do nosso organismo está presente na pele. Ele é responsável pela hidratação e preenchimento do espaço entre as células. Sua presença resulta numa pele lisa, elástica e hidratada.

Com o passar do tempo os vamos perdendo o ácido hialurônico natural, por isso, é interessante fazer uma reposição.

 

Na estética o ácido hialurônico pode ser utilizado para as seguintes finalidades:

 

  • Preenchimento de olheiras
  • Preenchimento de rugas e marcas de expressão
  • Preenchimento labial
  • Contorno e volume da face
  • Volumização da mandibular
  • Definição das laterais do rosto
  • Correção de imperfeições nasais
  • Projeção da região malar
  • Melhora da hidratação da pele

 

 

Botox

 

A toxina botulínica é indicada para o tratamento das rugas e linhas de expressão na região da testa e na lateral dos olhos onde ficam os conhecidos pés de galinha. Também é indicada para o terço inferior da face para a correção de sorriso gengival e rugas do tipo código de barras, entre o nariz e os lábios.

 

 

Fios de sustentação:

 

A técnica de combate a flacidez e rejuvenescimento da face evoluiu. Os fios agora são feitos de material biocompatível e são absorvídos pelo organismo. Dentro desta categoria existem dois tipos:

  • FIOS SILHOUETTE:

São feitos a base de ácido polilático ou PLA. Sua duração é de aproximadamente de um ano e meio até a total absorção.

Este tipo de filamento possui cones minúsculos. Eles são os responsáveis pelo efeito lifting notado logo após a sessão. Uma força contrária a direção desses cones é aplicada para que o efeito de “levantar” o rosto seja imediato. Outra característica é que este material estimula a produção de colágeno. O que provoca efeitos ainda maiores nos meses subsequentes.

– FIOS PDO:

Os fios PDO são feitos de polidioxanona. Seu principal efeito é o da estimulação do colágeno. O lifting também ocorre com esta modalidade. No entanto, não é imediato como nos fios silhouette. O lifting ocorre a médio prazo, a medida que o novo colágeno é produzido. Funciona da seguinte maneira: ao estímular a produção de colágeno, o fio contrai as fibras da pele. Como consequência contrai a própria pele também.

Seu efeito tem duração mais curta. Pode durar entre 6 a 8 meses.

 

Para saber qual tratamento ou combinação de tratamentos é recomendada para o seu caso é preciso fazer uma avaliação. De acordo com suas necessidades o médico dermatologista irá recomendar o melhor tratamento!