Microagulhamento capilar para calvície feminina

O cabelo é a moldura do rosto e diz muito sobre a personalidade de alguém. Além disso, um cabelo bonito, brilhante e bem cuidado, reflete diretamente na autoconfiança e autoestima de qualquer mulher. A queda de cabelo tem atingido cada vez mais o público feminino, antes um problema majoritariamente dos homens. A boa notícia é que você não precisa sofrer com isso. Além dos tratamentos para reduzir a queda, o que vai depender da causa, existem procedimentos estéticos que promovem o crescimento de novos fios saudáveis. É o caso do microagulhamento capilar.

As causas da calvície feminina podem ser de 3 tipos: hereditária e constitucional, metabólica e hormonal.

O primeiro grupo não é apenas uma queda de cabelo, ocorre miniaturização e rarefação dos fios, tornando os fios finos. O segundo pode ser causado por fatores emocionais como estresse, defasagem nutricional e doenças metabólicas, como diabetes e hipotireoidismo. Quando a causa é hormonal, ocorre devido às doenças da hipófise, tireóide, supra renal ou gônadas.

 

Como é feito o microagulhamento capilar?

 

O microagulhamento é um procedimento estético que pode ser feito tanto no rosto quanto no corpo e couro cabeludo. A técnica consiste em provocar inúmeras microperfurações através de microagulhas.

 

Quando utilizado no corpo e rosto para flacidez, o resultado é uma resposta das células produtoras de colágeno que, para cicatrizar essas microlesões, inicia um processo inflamatório resultando em produção natural de colágeno.

 

No caso do microagulhamento capilar, o procedimento funciona como um estimulante das células tronco capilares. A sessão começa com um anestésico tópico em gel cerca de meia hora antes. Depois inicia-se o microagulhamento na região da calvície, com agulhas de comprimento de 0,75 mm a 1,0 mm.

 

Vale ressaltar que o tratamento não age na causa da calvície e sim no estímulo do crescimento dos fios. Pode ser realizado em homens ou mulheres. As agulhas não danificam os fios existentes, e as aplicações são feitas em caminhos entre os fios.

 

 

Para quais tipos de queda de cabelo o microagulhamento capilar é indicado?

 

Como o procedimento funciona como um estimulante das células tronco capilares, sua indicação independe do tipo de calvície.

 

 

Quais ativos são utilizados no microagulhamento capilar?

 

A pele possui uma barreira natural que impede que substâncias não desejadas penetrem no nosso organismo. Esse mecanismo ocorre também na pele do couro cabeludo.

 

No microagulhamento capilar, formam-se centenas de microcanais de acesso as camadas mais profundas da derme.. Por isso, é possível combinar esta técnica com o uso de ativos dermatológicos potentes e vitaminas. Essa técnica é chamada de Drug Delivery.

 

Os ativos utilizados são:

 

  • Fatores de crescimento
  • Vitamina C
  • Minoxidil
  • Finasterida
  • Antioxidantes
  • Estimuladores de colágeno.

 

Quais os benefícios do tratamento?

 

O procedimento estimula folículos capilares que ainda estejam ativos, ou seja, que possuam células tronco capilares com potencial de produção de novos fios.

 

Os novos fios nascem saudáveis, sem o afinamento causado por alguns tipos de queda de cabelo, por isso, são mais grossos e fortes que os fios de outras regiões acometidas pela calvície.

Os resultados variam de acordo com o paciente. Pessoas jovens e com maior reserva de fios ou folículos capilares vivos, podem ter resultados espetaculares.

 

Por isso é importante procurar um dermatologista assim que notar um aumento na queda dos cabelos ou afinamento dos mesmos.

 

 

Em quanto tempo se percebe o resultado?

 

Os resultados começam a ser notados tão logo os novos fios começam a nascer. Aí é necessário aguardar o tempo natural do crescimento dos fios.

 

 

Quantas sessões são necessárias?

 

O número de sessões costuma variar entre 3 a 6 sessões com intervalo de 30 dias entre elas. No entanto, é preciso observar como cada paciente reage e a gravidade de cada caso.

 

Microagulhamento capilar dói?

 

A dor é algo bastante pessoal e varia de paciente para paciente. O incômodo também pode aumentar caso seja necessário o uso de agulhas de maior comprimento. Por outro lado, agulhas mais longas tendem a produzir resultados melhores.

 

Para diminuir o desconforto utiliza-se um gel anéstesico local antes do início de cada sessão.

 

 

Quais os cuidados pré e pós-procedimento?

 

No pré procedimento deve-se lavar bem os cabelos, pode-se usar um xampu de clorexidina como anti-bacteriano. No pós- procedimento, não lavar o cabelo e proteger de produtos ou qualquer substância tópica por seis horas, até que as microperfurações se fechem. Depois de um período de 12 horas pode-se lavar a cabeça, assim permitindo que a secreção rica em fatores de crescimento tenha seu efeito

Rolar para cima