Ruga glabelar profunda: os tratamentos definitivos!

A ruga glabelar profunda é o sulco localizado na parte central da testa e costuma surgir devido ao movimento intenso dos músculos da região. Conhecida como ruga de bravo, essa marca é bastante incômoda, pois deixa uma expressão carregada e envelhecida.

A movimentação dos músculos da face produz as rugas faciais dinâmicas ( que aparecem somente quando fazemos certos movimentos). Com o passar do tempo, essas rugas vão ficando mais fundas e se tornando rugas definitivas.

Neste post vou explicar o protocolo utilizado para eliminar esse sulco e quais os cuidados para prevenir o  aparecimento da ruga glabelar profunda.

Tratamento para a ruga glabelar com tunelização dérmica

O tratamento para a ruga glabelar profunda com a tunelização dérmica pode ser dividido em três etapas:

Toxina botulínica

Num primeiro momento é necessário paralisar o movimento dos músculos que provocaram o surgimento da ruga glabelar profunda. Para isso, utilizamos a aplicação de toxina botulínica nesta região. Como a toxina demora alguns dias para fazer efeito, o paciente deve retornar após uma semana para dar continuidade ao tratamento

Tunelização dérmica

A tunelização dérmica é uma técnica utilizada para tratar rugas profundas e cicatrizes de qualquer região da face ou do corpo. Para a ruga glabelar ela tem obtido resultados bastante satisfatórios por ser uma opção segura para a região onde os preenchedores não podem ser utilizados.

O procedimento é feito em consultório com a utilização de anestesia local injetável para evitar que o paciente sinta qualquer desconforto. Depois, uma agulha é inserida na camada  subcutânea superficial. Essa agulha irá provocar um descolamento da camada superior  do  subcutâneo. Desta forma, o sulco profundo é reduzido significativamente. São necessárias duas ou mais sessões.

Depois da tunelização dérmica, o paciente deve evitar esforço físico por dois dias. A região poderá apresentar inchaço e vermelhidão. Nesses casos, deve-se fazer aplicações de gelo e, no caso de dor, utilizar o analgésico indicado pelo dermatologista.

 Blaching technique

A blanching technique pode ser utilizada como complemento da tunelização dérmica. A técnica consiste no preenchimento de rugas e sulcos com um tipo específico de ácido hialurônico. Sua aplicação é superficial e não oferece os riscos do preenchimento com ácido hialurônico comum.

Essa técnica é bastante utilizada não só nas rugas glabelares profundas, mas também em rugas finas em torno dos lábios, pés de galinha e ao redor dos olhos.

Tratamento de ruga glabelar profunda com fios de PDO

A aplicação de fios de PDO para tratar a ruga glabelar, é uma opção para os casos em que o sulco é muito profundo.

Os fios de PDO são feitos de polidioxanona. Um material é sintético e totalmente absorvível pelo organismo. Esta técnica é recomendada para pacientes que necessitam de maior produção de colágeno.

Existem duas categorias de fios de PDO: os fios lisos e suas variações (liso, parafuso, filler e outros), que são preenchedores e estimuladores do colágeno. E os fios espiculados, que são fios de tração e também estimulam o colágeno. Dentro dessa categoria existem algumas modalidades, com variações de diâmetro e força de tração.

A escolha do fio para tratar a ruga glabelar vai depender da pele do paciente, se grossa ou fina, e da profundidade do sulco. Nas rugas mais profundas aplicam-se fios mais espessos como o filler, o maxi e o parafuso, por exemplo.

É possível aplicar até 10 fios de uma vez e até um sobre o outro para casos graves. O resultado do tratamento é percebido algumas semanas após a aplicação, quando a produção de colágeno é mais intensa.

Para esse protocolo também é necessária a aplicação de toxina botulínica para a paralisação do músculo. Caso contrário, acontece a extrusão dos fios com a movimentação facial.

Como prevenir o surgimento da ruga de bravo ou ruga glabelar profunda?

A melhor maneira de combater o envelhecimento da pele é prevenir. Para a ruga glabelar não surgir, o ideal é começar a utilização da toxina botulínica o quanto antes. Ao contrário do que muita gente pensa, a paralisação dos músculos da testa não deve ser feito somente quando já tiverem surgido as primeiras marcas. O procedimento, ao ser feito precocemente, evita a movimentação excessiva e a consequente formação de rugas.

Como o processo de envelhecimento inicia-se por volta dos vinte e cinco anos, já é possível fazer aplicação de toxina botulínica a partir dessa idade.

Por que o preenchimento com ácido hialurônico não é uma opção?

A maioria das rugas faciais pode ser resolvida com os preenchedores comuns, como os de ácido hialurônico ou bioestimuladores de colágeno. Com exceção das rugas da região da testa, em especial as da glabela. Isso porque nesta área estão localizadas um grande número de veias que, em parte, estão ligadas aos vasos da rede ocular. O risco da substância preenchedora atingir uma dessas veias é muito alto, podendo ocorrer consequências graves, como na perda da visão.

As ruga glabelar te incomoda? Agende uma avaliação para definir o melhor tratamento para o seu caso!

 

 

 

 

Rolar para cima