Funcionamento: Segunda a Sexta das 09h00 as 19h00
Ligue 11 5571 8777 | Whatsapp: (11) 98920-4546

Alergias de pele

Women with symptoms of itchy urticaria.

Alergias de pele

O que é

Alergias de pele se manifestam através de coceira e vermelhidão e surgem na pele em decorrência de contatos com certos produtos. São devidas ao uso de perfumes, artigos de metal (bijuteria), e muitos outros produtos chamados de sensibilizantes. É uma alergia lenta que demora para surgir e demora para desaparecer, diferentemente da alergia respiratória como a rinite.

Causas

São diversos os produtos desencadeantes das alergias de pele. Segue abaixo alguns dos produtos mais comuns que podem causar o aparecimento de alergias:

Perfumes e fragrâncias

Alergia a cosméticos e produtos de beleza que possuem fragrância é bastante comum. Os itens que causam alergia na maioria dos casos são: xampus e condicionadores, sabonetes, cremes hidratantes, óleos corporais e até maquiagens como batom, pó, rímel, sombras e blush. Nesses casos é necessário abandonar o uso do produto suspeito e trocá-lo por similares antialérgicos e sem perfume.

Bijuterias

As bijuterias são grandes causadoras de alergias de pele por conter níquel em sua composição. Peças como brincos, pulseiras, piercings e colares devem ser evitados nesses casos.

Tintura para Cabelos

As tintas para cabelos são causadoras de alergias de pele muito comuns. A causa é por conta de sua composição que inclui a parafenilenodiamina ou PPD. É imprescindível realizar o teste de sensibilidade indicado na caixa do produto. Em caso de reação alérgica os sintomas são coceiras, vermelhidão e pode ocasionar até a queda de cabelo. Podem se manifestar inicialmente como coceira no pescoço onde o cabelo encosta.

Roupas

Muitas roupas causam alergias na pele por conterem derivados da resina de formaldeído. Esse produto geralmente está em peças de roupas novas, com elástico ou à prova d’água, pois impede que encolha. A alergia quando aparece causa grande desconforto como coceira e vermelhidão. Nesses casos é necessário trocar as peças de roupas por outras que não contenham tais produtos. Recomenda-se o uso de roupas de algodão, nylon e acrílicos.

Protetor solar

Alguns protetores solares possuem certos elementos químicos que ao entrarem em contato com o sol podem causar reações alérgicas. Os produtos são: ácido parabenzóico, benzofenona, oxibenzona, salicilatos e cicloexanol. Em caso de sensibilidade a esses agentes deve-se utilizar protetores solares que não contenham esses elementos em sua composição, embora a indústria já evite a adição de substâncias alergênicas.

Medicamentos

Cremes antibióticos que contenham neomicina podem causar alergias na pele bastante graves. Em caso de pacientes sensíveis e com tendência a desenvolver alergias e necessário avisar o médico para realizar o teste.

Outros produtos:

Além dos já citados acima, existem alguns produtos que utilizamos em casa que também podem causar alergias na pele, como por exemplo: solventes, esmaltes para unha, produtos de limpeza e até fluido para isqueiros.

Sintomas

Coceira, vermelhidão e inchaço em áreas que sofreram contato com produtos alergênicos são os sintomas mais comuns. Em caso de dúvida procure um dermatologista que irá realizar os testes e recomendar o melhor tratamento.

Tratamento

Diagnosticar o produto químico que a está causando para evitar seu uso definitivo, pois é incurável, e tratar os sintomas com cremes tópicos.