Dermatite Seborreica

DERMATITE SEBORReICA

A dermatite seborreica é uma inflamação da pele em áreas com muita oleosidade, ricas em glândulas sebáceas, chamadas áreas seborreicas, como ao lado do nariz, sobrancelhas, orelhas, couro cabeludo e outras áreas. A seborréia, como também é conhecida, é uma doença comum e pode se parecer com a psoríase, eczema ou até a uma reação alérgica, pois dentre os sintomas estão erupções vermelhas, coceira e escamas ( caspas).

Não sabemos o que exatamente causa a dermatite seborreica. Parece ser uma combinação de fatores, incluindo: estresse, genética, uma levedura que normalmente vive na pele, certas condições médicas e medicamentosas, tempo frio e seco.

Adultos de 30 a 60 anos são mais propensos a desenvolver a dermatite seborreica, mas também ocorre em recém-nascidos de até 3 meses.

As condições médicas que podem aumentar as chances da dermatite seborreica aparecer são: acne, alcoolismo, depressão, disturbios alimentares, epilepsia, ataque cardíaco ou recuperação de acidente vascular cerebral, mal de Parkinson. psoríase e rosacea.

Sintomas:

A caspa ou dermatite seborreica geralmente apresenta em bebês recém-nascidos sintomas como escamas amareladas ou castanho-escuras no couro cabeludo. Tais sintomas costumam desaparecer antes do primeiro ano de idade, entretanto podem reaparecer com a chegada da puberdade.

A dermatite seborreica também se manifesta no rosto, pálpebras, ao redor do nariz e atrás da orelha. Outras regiões como ao redor do umbigo, nádegas, em dobras de pele, sob os braços e pernas, na virilha, abaixo dos seios também podem apresentar a dermatite seborreica.

Os principais sintomas são coceira, vermelhidão e escamação de cor amarelada ou branca, podendo ter aparência úmida e oleosa.

É importante enfatizar que o aparecimento de dermatite seborreica não está associado à falta de higiene.

A dermatite seborreica é uma condição que pode ocorrer esporadicamente ou pode ser uma questão para a vida inteira, desaparecendo e reaparecendo de tempos em tempos. A melhor forma é controlá-la constantemente. Para as manifestações no couro cabeludo é recomendado o uso de xampus que devem ser utilizados com a orientação de um dermatologista.

Para bebês recomenda-se banhos diários com água morna e xampu especial para bebês. Caso não seja suficiente pode-se usar óleo mineral na área e depois escovar suavemente para retirar as escamas.

Em áreas como rosto e corpo, é importante lavar com água e sabão neutro diariamente. A luz do sol também contribui para que os organismos que inflamam a pele se desenvolvam. Apenas não esqueça de utilizar um protetor solar adequado para seu tipo de pele.