Queda de Cabelo

QUEDA DE CABELO OU CALVÍCIE

São diversas as causas da queda de cabelo que podem ocorrer de maneira localizada ou difusa. Na maioria dos casos de queda de cabelo ou calvície, a causa tem origem genética, mas também pode ser causada devido ao excesso de oleosidade, típico da dermatite seborreica, uso de produtos químicos, distúrbios da tireóide, má alimentação, carência de vitaminas, certos medicamentos e estresse. Após o parto ou durante a quimioterapia os cabelos podem cair, mas voltam a crescer normalmente depois de um tempo.

OS TIPOS MAIS COMUNS DE QUEDA DE CABELOS SÃO ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA OU CALVÍCIE

NO HOMEM

A calvície ou queda de cabelo no homem começa a se manifestar já na puberdade. Os cabelos caem aos poucos mas de forma contínua. Tal queda é irreversível e é devido a predisposição genética.

Primeiro se formam as entradas na parte frontal e depois forma-se um círculo no vértice do couro cabeludo. Na maioria dos casos a queda de cabelo vai evoluindo até restarem apenas fios nas faixas laterais e na parte de trás da cabeça.

NA MULHER

Da mesma forma que no homem, a alopecia androgenética feminina pode se manifestar após a puberdade. Manifesta-se porém como uma queda difusa, sem a presença de entradas ou o círculo no vértice. Os fios ficam finos e se tornam rarefeitos. A parte frontal permanece intacta, mas a parte superior do couro cabeludo pode chegar a ficar aparente nos casos mais avançados.
Com o estresse, tensão e ansiedade da vida atual os casos de calvície feminina têm aumentado e se manifestado mais precocemente.

OUTROS TIPOS DE QUEDA DE CABELO OU CALVÍCIE:

EFLÚVIO TELÓGENO

O eflúvio telógeno (alopecia difusa) é um tipo comum de queda de cabelo tanto no homem quanto na mulher e consiste na queda de fios em várias regiões do couro cabeludo resultando na diminuição da densidade capilar. O problema ocorre devido a entrada precoce do fio de cabelo na fase de repouso e queda (fase telógena)
As causas podem ser as mais diversas como: pós-parto, interrupção de pílulas anticoncepcionais, infecções, traumas físicos e/ou emocionais, pós-operatório, alterações na tireóide, problemas nutricionais como falta de zinco, ferro e proteinas, dietas restritivas e má alimentação.

EFLÚVIO ANÁGENO

É quando a queda de cabelo ocorre logo após ou poucos dias depois de um fator externo desencadeante como radiação ou quimioterapias, inflamação e infecção aguda sistêmica, medicamentos e químicas capilares como o uso de formol utilizado em escovas progressivas.

O tratamento da queda de cabelo ou calvície consiste em uma investigação para detectar as causas e corrigi-las. Se por exemplo o problema for alimentação pobre em nutrientes e vitaminas, o tratamento consistirá em uma dieta rica desses itens. É importante que se controle as doenças associadas como alterações hormonais.

Medicamentos a serem aplicados diretamente no couro cabeludo, com o intuito de controlar o processo e ajudar no crescimento de novos fios podem ser prescritos pelo dermatologista.

O resultado do tratamento demora a ser notado pois os fios crescem apenas de 1cm a 2cm por mês.

ALOPECIA AREATA

Queda de cabelos e pelos em áreas redondas ou ovais, podendo ocorrer no couro cabeludo ou na barba.

Podem ser usados medicamentos tópicos como corticóides, ácido salicílico, antralina, minoxidil. Aplicação de nitrogênio líquido em spray, infiltração de corticóides, e micro-agulhamento. Para saber qual o tratamento adequado para o seu tipo de queda de cabelo é necessário que se procure um dermatologista.