Funcionamento: Segunda a Sexta das 09h00 as 19h00
Ligue 11 5571 8777 | Whatsapp: (11) 98920-4546

Sculptra

Sculptra

O que é?

O sculptra, nome comercial para o ácido poli-L-Lático injetável é uma substância da classe dos bioestimuladores. São produtos que, ao serem injetados nas camadas mais profundas da derme e do subcutâneo, estimulam o organismo a produzir colágeno, substância responsável pela aparência firme e jovem da pele. Como resultado de sua aplicação, observa-se volumização, preenchimento de rugas e redução da flacidez dos tecidos.

No Brasil o Sculptra foi aprovado primeiramente para o tratamento da lipoatrofia, sintoma relacionado a pacientes de HIV, apenas posteriormente começou a ser usado para fins estéticos.

O Sculptra pode ser utilizado na face e em diversas partes do corpo como tórax, abdômen, coxas, braços e glúteos. Também podem ser utilizado no tratamento das celulites.

Além de proporcionar resultados excelentes no tratamento contra rugas e flacidez, o Sculptra apresenta outra vantagem: é completamente absorvido pelo organismo, não oferecendo riscos futuros e, portanto, considerado pouco invasivo.

Como o Sculptra age?

Ao ser injetado, o Sculptra provoca uma reação das células da pele que iniciam um processo de produção de colágeno, ocorrendo reconstrução dos tecidos da derme.

Diferentemente dos preenchedores comuns, cujo resultado podemos observar pouco depois da aplicação, o Sculptra atua de dentro para fora e, apesar de notarmos um inchaço depois de aplicar, o corpo absorve o produto, desaparecendo por completo depois de três meses. O que ocorre é um espessamento da pele gradual no decorrer dos meses subsequentes, à medida que o corpo vai produzindo seu próprio colágeno, processo que se verifica até um ano depois da aplicação. Por isso, o resultado é mais duradouro e natural.

Para quem é indicado? Quais tratamentos?

Homens e mulheres que já apresentam algum grau de flacidez na pele podem se beneficiar do Sculptra. Deve ser procurado por pacientes a partir dos 35 a 40 anos, faixa etária em que os benefícios são maiores.

O Sculptra é recomendado para os seguintes tratamentos:

  • Tratamento de flacidez facial
  • Tratamento de flacidez corporal de regiões como: braços, bumbum, coxas, axilas, flacidez das mãos e abdominal, principalmente após emagrecimento e gravidez.
  • Tratamento de flacidez do pescoço e colo
  • Tratamento de sulco nasogeniano e labiomentual ( os famosos “bigode chines” e rugas de “marionete”)
  • Tratamento de celulites
  • Tratamento da perda de gordura facial, incluindo pacientes de HIV que são tratados com medicamentos antiretrovirais e também corredores e atletas que têm diminuição grande de gordura no corpo e face.

Quais as vantagens e benefícios?

  • Não causa reações alérgicas ou formação de granulomas pois sua composição é biocompatível, ou seja, absorvível pelo organismo.
  • Com o tempo o Sculptra é decomposto e absorvido pelo organismo.
  • O resultado do tratamento é prolongado e pode durar por até 2 anos.
  • Os resultados são naturais e seguem os contornos originais do rosto e pele do paciente.
  • Os resultados aparecem a partir da segunda sessão
  • Alto índice de satisfação entre os pacientes

Como é feita a aplicação?

O Sculptra é diluído em água destilada e o volume utilizado varia de 4,5 a 8ml ( média de 6ml). São associados anestésicos sem vasoconstritor e preparados com antecedência de 12 até 36 horas do procedimento.

A aplicação é feita com uma agulha muito fina e cada sessão dura em média 45 minutos. Como o produto possui anéstesico em sua fórmula, a aplicação é pouco dolorida. Também utiliza-se compressa de gelo durante a realização para aumentar ainda mais o efeito analgésico.

A peculiaridade da aplicação do Sculptra é que ele é aplicado em quase todo o rosto exceto na testa, nos planos dérmico, subcutâneo e supraperiostal (acima do osso) promovendo desta forma um reforço do colágeno dérmico e subdérmico e ao mesmo tempo reforçando a estrutura óssea do rosto, a qual está igualmente sujeita ao envelhecimento e atrofia.

Existem dois tipos de técnicas, a mais utilizada é a que utiliza a introdução de agulha na derme profunda ou no subcutâneo e aplicação de 0,05 a 0,1ml por ponto, e a técnica que utiliza microcânulas, dispositivo sem ponta perfurante, que ao contrário das agulhas permite maior segurança e menos traumas, resultando num maior conforto para o paciente e menor incidência de hematomas.

Quantas sessões são recomendadas?

O tratamento compreende 3 sessões, nos casos com flacidez mais leve duas sessões, e em pessoas mais jovens, na casa dos 20 ou dos 30, pode ser aplicada uma sessão por ano preventivamente. A partir daí, em todos os casos, uma sessão por ano. As aplicações são feitas com intervalo de 4 a 6 semanas.

Como é o pós-procedimento?

Logo após a aplicação de Sculptra a pele fica avermelhada e um pouco inchada. Pode ocorrer a formação de pequenos hematomas e equimoses.

O edema desaparece algumas horas após a sessão ou até no máximo 3 dias depois.

O paciente pode retornar às suas atividades normais imediatamente, não impedindo o trabalho.

Algumas orientações para melhor recuperação são:

  • massagear o local 3 vezes ao dia durante os primeiros 15 dias para distribuição uniforme do produto.
  • Evitar a exposição solar nos primeiros 15 dias após o procedimento, redobrando a atenção na aplicação do protetor solar, de preferência com fator acima de 50.
  • Ter consciência que a melhora ocorre de maneira gradativa.

Não existem restrições de uso de outros tratamentos estéticos durante o tratamento com o Sculptra. Procedimentos como botox, peelings e laser podem ser feitos e ajudam a potencializar os resultados.

Tratamentos como a radiofrequência e a drenagem linfática por exemplo poderão ser feitos somente 20 dias após o tratamento com o sculptra. O uso associado desses dois procedimentos potencializa a estruturação dos tecidos da pele, conferindo firmeza e volumização de áreas com perda de gordura.

Duração dos resultados:

O Sculptra ou ácido poli-L-Lático produz efeito de longa duração por até um ano e meio, mas na verdade como se trata de um estímulo à chamada neocolagênese (produção de colágeno natural) estes efeitos podem ter duração indeterminada. Após esse período recomenda-se reaplicação.

Existem contra-indicações?

Não é recomendado para mulheres grávidas ou pessoas alérgicas. Também não deve ser aplicado próximo a áreas que apresentam infecção ou em pacientes que possuam preenchimento definitivo na área a ser tratada.