Funcionamento: Segunda a Sexta das 09h00 as 19h00
Ligue 11 5571 8777 | Whatsapp: (11) 98920-4546

Silhouette

SILHOUETTE (FIOS DE SUSTENTAÇÃO)

O QUE É?

Silhouette é marca comercial de fios de sutura confeccionados com ácido polilático, material absorvível utilizados para remodelação facial e corporal.

A técnica de silhouette* (marca registrada) ou fios de sustentação consiste na implantação de fios absorvíveis na camada subcutânea com o objetivo de elevar a pele flácida da área tratada, resultando numa espécie de mini lifting facial. a aplicação do silhouette não necessita cirurgia ou internação, sendo a técnica realizada em consultório médico.

No início do processo de envelhecimento que se dá de forma mais visível a partir dos 40 anos, os tecidos de sustentação da face se tornam flácidos, a produção de colágeno diminui e com isso ocorre uma queda da região malar (maçã do rosto), a gordura facial desloca-se para a parte de baixo da face dando uma aparência de bulldog, forma-se o sulco nasogeniano (bigode chinês) – marca de expressão acentuada que vai do nariz até o canto da boca, e o rosto perde seu contorno na área da mandíbula.

Todas essas alterações se apresentam inicialmente de forma leve e uma cirurgia plástica ou lifting facial ainda não é indicado, além do que muitos os rejeitam por serem procedimentos invasivos, por isso o silhouette é uma ótima opção.

Até pouco tempo atrás essa técnica era realizada com fios não absorvíveis pelo organismo, os fios de polipropileno com garrinhas (fio russo). portanto, com o passar do tempo a pele ia se tornando mais fina, a perda de gordura se agravava com processo natural de envelhecimento e os fios passavam a se tornar visíveis, causando desconforto ao paciente que talvez precisassem de cirurgia para sua retirada.

Recentemente, cientistas criaram fios absorvíveis, os fios de ácido polilático (fio silhouette, fio block) e os de pdo (polidioxanona como miracu, fio mint). esses fios são biologicamente compatíveis com o organismo, não migram da região implantada e são absorvidos pela pele.

COMO FUNCIONA?

Os fios de sustentação ou silhouette são introduzidos através de microcânulas e os pontos de cisão de entrada e saída são feitos de maneira que se fecham rápidamente sem deixar cicatrizes. Os fios ficam alojados na camada de gordura da pele e por isso não são visíveis nem palpáveis e não causam efeito de ondulação.

O número de fios sustentação a serem implantados no procedimento de silhouette vai depender de quão flácida está a área a ser tratada. Em geral são implantados de 4 a 8 fios.

O tempo de duração do procedimento é de 30 a 60 minutos e varia de acordo com a quantidade de fios.

Para o terço superior da face ( área das sobrancelhas ) utilizam-se 2 fios, para o terço médio( centro da face) e terço inferior ( linha da mandibular) utilizam-se 3 fios. Para a área do pescoço e submento (papada) são necessários de 2 a 4 fios

Para um lifting completo incluindo face e pescoço exigem-se de 8 a 12 fios de sustentação e a implantação pode durar 60 minutos.

Pode-se observar o resultado do silhouette logo após o procedimento com a elevação dos tecidos. Mas é necessário esperar um periodo de 40 a 60 dias até que os fios estejam completamente acomodados na camada subcutânea.

O procedimento de implantação dos fios de sustentação ou silhouette não necessita de internação, podendo ser feitos em consultório com o uso somente de anestesia local.

PARA QUEM E O QUE É INDICADO O SILHOUETTE?

Os fios de sustentação ou silhouette são indicados para homens e mulheres a partir dos 40 anos que já apresentam sinais leves de envelhecimento e flacidez e que não querem passar por uma cirurgia plástica. O silhouette proporciona tração leve da pele, por volta de 1 cm ou 1,5 cm, com resultado satisfatório, um procedimento mais leve e não invasivo comparado com a cirurgia plástica.

Alguns pacientes que passaram pela cirurgia plástica podem se beneficiar do uso de fios de sustentação como complemento à cirurgia.

O silhouette pode ser aplicado em regiões da face que apresentem ptose ou “queda” dos tecidos como: terço médio da face, linha mandibular, supercílio, volume malar e área do pescoço.

Com a evolução da técnica de silhouette, outras áreas corporais que apresentam flacidez também podem ser tratadas como a região inferior do abdômen (famoso abdômen triste), braços (conhecido como sinal do “tchau”) e a parte interna da coxa.

Um efeito secundário do silhouette é a formação de colágeno provocada pela presença do produto no organismo. Com isso a qualidade da pele também melhora no periodo de 12 meses após a aplicação.

COMO É O PÓS-PROCEDIMENTO?

Nos primeiros 10 dias após a implantação dos fios de sustentação deve-se evitar atividades físicas pesadas e dormir de bruços. Movimentos faciais e ginástica devem ser evitados. Após esse periodo o organismo já criou uma espécie de “cola” que impede que os fios se soltem e o paciente pode voltar às atividades normais.

A área que recebeu a implantação dos fios de sustentação ou silhouette pode apresentar hematomas que costumam desaparecer em até 7 dias. Os pontos de entrada e saída dos fios podem manifestar pequenas depressões que também regridem.

QUAL A DURABILIDADE?

A técnica de silhouette não é definitiva porém, como é de fácil execução pode ser repetida sem diminuição dos resultados.

Após a fase inicial onde ocorre a cicatrização o organismo reage produzindo fibrose na área tracionada, permitindo que o efeito se prolongue mesmo depois da absorção dos fios, que acontece em média nos 3 meses seguintes à implantação. Porém o processo de envelhecimento natural continua, por isso é necessário reavaliar depois do intervalo de 1 ano e meio se é necessária a repetição do procedimento.

EXISTEM CONTRA-INDICAÇÕES?

Não existem contra-indicações específicas para o procedimento de silhouette. Nas pessoas com preenchimento definitivo, nos locais com tais preenchimentos não se deve aplicar. Doenças autoimunes, infecções, gravidez sempre são contraindicações. As indicações por outro lado devem ser muito precisas para um melhor resultado.