Funcionamento: Segunda a Sexta das 09h00 as 19h00
Ligue 11 5571 8777 | Whatsapp: (11) 98920-4546

Volumização

Preenchimento facial – Volumização

O QUE É

A volumização consiste numa técnica de preenchimento facial em abordagem tridimensional, substituindo as perdas de gordura decorrentes da idade através da injeção de ácido hialurônico de maior densidade e em conseqüência maior durabilidade.

HISTÓRICO

As recentes evoluções das técnicas de preenchimento facial levaram a novos conceitos. Anteriormente preenchiam-se sulcos e rugas diretamente, como no caso das linhas ao redor da boca e dos olhos (‘bigode chinês’, ‘linhas de marionete’, ‘pés de galinha’). Os estudos da anatomia facial mais recentes levaram à compreensão de que o que de fato ocorria eram intensas perdas de volume de compartimentos de gordura superficiais e profundos na estrutura do rosto. Estas perdas são progressivas, acometendo posteriormente até mesmo a estrutura óssea. A pele então se torna excessiva levando à formação dos tais sulcos e rugas. Passou-se à substituição destas perdas levando a fantásticos resultados em termos de uma aparência mais jovem e recomposição da anatomia e do volume de décadas atrás. Frequentemente, ao realizar o procedimento de volumização, pede-se fotos antigas do paciente na tentativa de se recompor o mesmo modelo individual de jovialidade.

PARA QUE SERVE

O processo de envelhecimento é um contínuo desde o nascimento. As transformações se dão de forma lenta e progressiva, mas a partir do final da terceira década de vida (38 a 45 anos) as pessoas, e mais intensamente mulheres (sofrem este processo mais cedo), passam a desejar uma aparência mais jovem.

Além dos sinais superficiais de envelhecimento, como rugas e marcas de expressão, existem alterações também em camadas mais profundas, onde estão a gordura, as fibras e os ossos. Com o passar do tempo essa estrutura “desaba”, a pele se torna flácida levando à perda da definição dos contornos da face e o aparecimento de dobras e sulcos.

Essa perda de volume pode ser recuperada através da técnica de volumização que é feita num plano mais profundo e, além de preencher os sulcos superficiais, devolve o contorno e o volume da face nas regiões malar (bochecha), linha da mandibula e região do queixo.

O rosto jovem possui formato triangular com a área superior (maçãs do rosto) mais larga e a inferior (queixo) estreita. Este triângulo se inverte, tornando a parte inferior do rosto mais larga. Com o envelhecimento e a perda de sustentação dos tecidos, o volume superior (maçãs) se desloca para a parte de baixo progressivamente, fazendo com que o rosto ganhe formato quadrado ou triângulo invertido. Esse processo passa a se tornar notável a partir dos 40 anos.

Quais as vantagens e benefícios da volumização?

A técnica de volumização foi desenvolvida na busca de uma maneira mais natural e harmônica de se recuperar a perda de volume da face.

Há alguns anos as técnicas de preenchimento facial ou volumização utilizados provocavam efeito muitas vezes artificial, modificando as características fisionômicas individuais, aumentando áreas onde o paciente não teve perda de gordura, resultando na famosa expressão de “bico de pato” e rostos bochechudos e masculinizados.

O que mudou na técnica de volumização é o uso do de preenchedores biocompatíveis como o ácido hialurônico sintético injetável. O produto é equivalente à substância produzida pelo organismo humano responsável pela aparência lisa, elástica e hidratada da pele.

Na volumização o ácido hialurônico é injetado em pontos específicos da face gerando o desejado aumento de volume e melhorando a sustentação da pele naturalmente.

Outro produto utilizado na volumização é a Hidroxiapatita de cálcio composto absorvível pelo organismo com as mesmas características de dentes e ossos humanos. Essa substância é utilizada nas regiões malares, mento, contorno mandibular e proporciona resultados mais duráveis.

A diferença da hidroxiapatita de cálcio é a maior viscosidade em relação ao ácido hialurônico, por isso ela é utilizada em rugas e sulcos da face profundos como o bigode chinês ( marcas que ligam o nariz ao canto da boca) e as linhas de marionetes (marcas que ligam o lábio ao queixo), além de ter excelente indicação no rejuvenescimento das mãos.

Pra quem é indicado?

A volumização é indicada para pessoas a partir dos 40 anos ou quando o rosto apresenta rugas e marcas de expressão mesmo com a face em repouso, são as chamadas rugas estáticas.

Durabilidade:

A técnica de volumização tem duração de 1 ano e 6 meses, quando recomenda-se uma nova aplicação.
Quantas sessões de volumização são necessárias?

O procedimento de volumização é realizado em sessão única, com acompanhamento dos resultados após a aplicação.

Como é o pós-procedimento?

Após a sessão de volumização a área pode ficar inchada devendo ser utilizada compressas de gelo. O uso de protetores solares é recomendado.

É importante não massagear as áreas tratadas e evitar exercícios físicos no dia da aplicação, exceto no uso de hidroxiapatita em que massagens são necessárias.

Existem contra-indicações?

A volumização não deve ser aplicada em mulheres grávidas, pessoas alérgicas ou com ferimentos no local a ser tratado. Portadores de doenças autoimunes não podem se beneficiar do procedimento.

Vale ressaltar que para evitar resultados indesejados é importante que o procedimento de volumização seja feito por um profissional capacitado de preferência um médico com especialização em dermatologia.