ACNE OU ESPINHA

O QUE É?

Acne ou espinha é uma obstrução dos poros da pele que leva a formação de pontos negros ou brancos (cravos ou comedões) além de inflamações com o aparecimento de pústulas ou espinhas e, nos casos mais graves, podem levar à formação de nódulos e cistos. Ocorre principalmente no rosto, colo, pescoço, dorso e ombros. Mais conhecida por acometer adolescentes, a acne também aparece em adultos até os 40 anos. Na maioria dos casos ela pode se curar sem tratamento ao longo dos anos, mas muitas vezes deixa cicatrizes que não apareceriam com tratamento precoce e contínuo.

O tratamento da acne é um processo contínuo e lento e o resultado vem no decorrer de semanas. O dermatologista faz a avaliação do tipo de acne e recomenda o melhor tratamento que pode ser de uso oral ou tópico, com duração de 2 ou 3 meses. Muitas vezes o uso de loções, maquiagens ou outros medicamentos podem causar erupções semelhantes à acne, portanto é importante informar o médico o tipo de produto que tem usado na pele.

TRATAMENTOS TÓPICOS

Alguns cremes, loções ou géis a base de ácidos, vitamina A, peróxido de benzoíla ou antibióticos podem ser recomendados pelo dermatologista. Este tipo de tratamento ajuda a desbloquear os poros e a reduzir a quantidade de bactérias nas lesões. Como efeito secundário, pode ocorrer ressecamento, vermelhidão e descamação da pele. Tais sintomas também deverão ser tratados pelo dermatologista.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Limpeza de pele: auxilia a remover os pontos negros e brancos. Mas atenção, o paciente deve evitar ele próprio manipular a pele pois isso pode causar ainda mais inflamações, inchaço e cicatrizes. Microdermoabrasão: atua na remoção das camadas superiores da pele, ajudando a corrigir irregularidades da superfície e contornos, gerando uma nova camada de pele saudável. Peelings Químicos: são tratamentos suaves ou mais fortes, dependendo da concentração de ácido salicílico ou glicólico utilizada. Ajuda a desbloquear os poros, abrir os pontos negros e brancos e estimula o crescimento de uma nova pele.

TRATAMENTO ORAL

Antibióticos por via oral são comumente receitados no tratamento da acne e suas dosagens podem variar de acordo com o tratamento. Outro tipo de tratamento via oral no caso de mulheres pode ser através de anticoncepcionais que ajudam na diminuição do aparecimento de novas espinhas pois ajudam a regular os hormônios femininos e masculinos. No caso de utilização de anticoncepcionais juntamente com antibióticos é necessário o acompanhamento de um ginecologista para o controle de natalidade, pois alguns antibióticos podem diminuir a eficácia do anticoncepcional. Nos casos em que nem antibióticos e nem anticoncepcionais sejam eficazes, recomenda-se a utilização da isotretinoína. Essa medicação é bastante eficiente em quadros mais graves de acne, mas recomenda-se atenção aos efeitos secundários. É necessário visitar regularmente o dermatologista para avaliação. A prevenção de gravidez é obrigatória nesses casos pois pode causar má formação do feto.

TRATAMENTO PARA CICATRIZES

× Olá, como podemos ajudar?