A flacidez das pálpebras é um dos sinais mais evidentes do processo de envelhecimento, conferindo uma expressão cansada e envelhecida ao rosto. Isso ocorre porque a pele das pálpebras é mais fina e delicada. Enquanto a pele do restante do corpo possui em média 2mm de espessura, a da região dos olhos possui 0,4 mm. Com isso, as fibras de colágeno e de elastina, que dão sustentação aos tecidos, são mais frágeis.
Além da perda do colágeno, outros fatores como diminuição da musculatura e estrutura óssea da face, pigmentação e o surgimento das bolsas de gordura tornam o envelhecimento ainda mais destacado.
A blefaroplastia sem cortes é uma alternativa não-cirúrgica para tratar todos esses sinais incômodos, tanto da pálpebra inferior quanto da pálpebra superior. Como resultado obtém-se um olhar descansado e jovial.
Nos próximos parágrafos, explicarei mais detalhadamente como funciona o procedimento, indicações e principais benefícios.
Como é feita a blefaroplastia sem cortes?
A blefaroplastia sem cortes é feita através de um aparelho de radiofrequência conectado a um conjunto de 5 microagulhas de tungstênio. Essas agulhas são muito finas e de comprimento de até 2,5 mm.
Além das micro perfurações provocadas pelas agulhas, o equipamento emite pequenos disparos de energia elétrica. Esses disparos são fracos, porém, provocam uma regeneração da derme por meio de uma estimulação dos fibroblastos. Essas células são estimuladas a produzir um novo colágeno e elastina.
Quais os benefícios da blefaroplastia sem cortes?
O resultado do tratamento é uma diminuição da flacidez e uma pele mais firme, lisa e jovial. Também ocorre um clareamento das manchas e olheiras.
Esses efeitos podem ser observados a partir de 30 dias, sendo que a produção do colágeno continua por até 3 meses depois do procedimento.
Como é a sessão da blefaroplastia sem cortes?
O procedimento pode ser doloroso e por isso é necessário o uso de um anestésico injetável.
A sessão começa depois do início do efeito anestésico. As microagulhas são passadas apenas uma vez pela região a ser tratada. A sessão dura em torno de meia hora.
Quantas sessões são necessárias?
Podem ser indicadas até 3 sessões a depender dos resultados obtidos. O intervalo entre as aplicações deve ser de 15 a 30 dias.
Para quem o procedimento é indicado?
O procedimento é indicado para pacientes que apresentam uma leve flacidez nas pálpebras que, em geral, surge a partir dos 40 anos. A da blefaroplastia sem cortes é feita no intuito postergar a necessidade de uma cirurgia plástica para uma idade futura.
Como é o pós-procedimento?
Nos dias subsequentes à aplicação, a pele fica bastante vermelha e pode ocorrer inchaço. Deve-se evitar a exposição ao sol pois a pele está bastante sensível. Recomenda-se o uso de filtro solar de alta proteção. A recuperação completa ocorre em torno de 10 dias.
Blefaroplastia sem cortes e drug delivery
A pele possui uma barreira natural que serve como proteção para o corpo. Por isso os dermocosméticos possuem pouca penetração. Com a radiofrequência pulsada com microagulhas, microcanais de acesso as camadas mais profundas da derme são formados. Isso faz com que a taxa de penetração de ativos aumentem exponencialmente. Por isso, é possível combinar esta técnica com o uso de ativos dermatológicos potentes e vitaminas ou drug delivery.
Alguns ativos que podem ser utilizados:
- Vitamina C: sua ação antioxidante contribui para retardar o envelhecimento, auxiliando a pele a metabolizar toxinas.
- Ácido Hialurônico: substância produzida pelo corpo e que diminui com o passar do tempo. Melhora a hidratação da pele.
- Ácido kójico: Promove o clareamento e não é fotossensível, podendo ser usado durante o dia.
- Argireline e Tensine: promovem um lifting facial imediato e produção de colágeno a longo prazo.
- Arbutin: promove clareamento e homogeneidade da tonalidade cutânea em todos os tipos de pele.
- Polifenóis: atuam no combate aos radicais livres. Sua ação antioxidante contribui para retardar o envelhecimento da pele.
Outras recomendações da radiofrequência pulsada com microagulhas
O procedimento também pode ser realizado em outras regiões como na redução das rugas ao redor da boca ou código de barras, diminuição de cicatrizes e rejuvenescimento do pescoço.
Importante salientar que para realizar esse e outros procedimentos estéticos, deve-se procurar por profissionais médicos com título de especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para evitar complicações ou até mesmo resultados indesejados.
Quer saber se a blefaroplastia sem cortes é um procedimento indicado para o seu caso? Agende uma avaliação estética conosco para tirar todas as suas dúvidas!