Papada, papo, queixo duplo. Independente do nome dado, o incômodo é o mesmo. O rosto parece não ter definição e as vezes chega a se juntar com o pescoço, formando uma coisa só.
A moda das selfies transformou essa questão num problema ainda mais constrangedor. Muitas mulheres e homens se recusam a tirar fotos ou só tiram quando tem a garantia que vai ser possível pegar um angulo em que a papada não fique evidente.
A papada surge principalmente por causa de dois fatores: excesso de peso que faz com que a gordura se acumule na região e flacidez decorrente do processo de envelhecimento. Fatores como hereditariedade, movimentos faciais repetitivos, efeito sanfona ( engordar e emagrecer muitas vezes), postura e alguns hábitos como tabagismo e alimentação inadequada agravam o aumento da flacidez da região.
É possível eliminar a papada sem cirurgia plástica?
Sim, é possível eliminar ou reduzir a papada sem partir para procedimentos invasivos. No entanto, quanto mais cedo procurar tratamento para a papada melhores serão os resultados. É importante também ressaltar que um médico dermatologista é o profissional indicado para avaliar a gravidade da flacidez e sugerir o melhor procedimento estético para cada caso.
Vamos aos tratamentos indicados para eliminar a papada sem cirurgia plástica:
Fios de sustentação absorvíveis:
A nova geração de fios de sustentação chegou e tem gerado uma revolução nas clínicas de dermatologia. Os fios são feitos de materiais biocompatíveis e por isso não causam rejeição ou efeitos adversos. Além do efeito lifting, provocam o estímulo da produção de colágeno, aumentando os efeitos rejuvenescedores a médio prazo. Sua utilização para reduzir a papada e remodelar os contornos do rosto tem resultados bastante satisfatórios.
Existem 2 tipos de fios de sustentação:
Fios silhouette:
São feitos a base de ácido poliláctico ou PLA. Essa substância é totalmente absorvida pelo organismo em aproximadamente 1 ano e meio após a colocação.
O diferencial do ácido poliláctico é que este filamento possui cones minúsculos. São eles que promovem uma tração quando exercemos uma força contrária. É o chamado efeito lifting. Além disso ele continua agindo nos meses subsequentes, estimulando o colágeno e potencializando o combate a flacidez.
Os resultados do fio silhouette quando aplicados na região da papada são excelentes e naturais. O rosto readquire definição e o estímulo do colágeno promove um rejuvenescimento ainda maior! É recomendado para níveis de flacidez leves e intermediários.
Fios PDO
Os fios PDO são feitos de polidioxanona. Seu principal efeito é o da estimulação do colágeno. O lifting também ocorre com esta modalidade. No entanto, ocorre de maneira tardia. Ao contrair as fibras da pele, os fios de PDO contraem a própria pele também. Seu efeito tem duração mais curta. Pode durar entre 6 a 8 meses.
Esse tipo de fio é indicado para nível de papada ainda iniciais e pode servir como procedimento de prevenção ou para postergar o surgimento do papo.
Fraxx
Fraxx é um equipamento de radiofrequência fracionada que utiliza energia eletromagnética em frequência muito elevada,
Durante a sessão ocorre uma contração da pele, por causa do aquecimento. As ondas eletromagnéticas atingem as camadas mais profundas da pele. Uma intensa produção de colágeno é provocada. Os resultados são observados em até 6 meses após as sessões.
O Fraxx contribui para uma mudança significativa nas linhas de contorno da face. Melhora a definição do ângulo mandibular, reduz papadas, suaviza os sulcos nasolabiais, e eleva as sobrancelhas . A textura da pele também é suavizada. A alta produção de colágeno contribui bastante no combate às olheiras.
Esse procedimento é indicado para níveis iniciais de flacidez facial. É uma ótima maneira de eliminar a papada sem cirurgia plástica e promover um rejuvenescimento bastante natural.
Radiofrequencia
A radiofrequência é feita por um equipamento que gera um calor a uma temperatura de 41 graus. É um calor suportável para o paciente, mas que atinge as camadas mais profundas da pele. O procedimento não causa queimaduras e mantém as camadas superficiais protegidas.
Ao atingir as camadas mais profundas da pele, a radiofrequência proporciona uma contração das fibras de colágeno. Essa contração proporciona uma produção de novas células da proteína. Estas são mais eficientes na sustentação da pele.
A alta temperatura também resulta num rompimento das fibras de gordura, facilitando sua eliminação do organismo.
Seu uso para a eliminar a papada sem cirurgia plástica é bastante interessante. Sua ação combate ao mesmo tempo o acúmulo de gordura da região e promove um aumento da firmeza da pele.
Radiesse:
O bioestimulador radiesse pode ser um procedimento complementar aos citados anteriores. Sua ação confere definição para a linha mandibular e para o rosto como um todo.
O Radiesse é um gel com efeito preenchedor composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Ele faz parte da última geração de preenchedores e possui duas características que o diferenciam do restante dos preenchedores comuns: funciona de dentro para fora ao estimular o organismo a produzir colágeno e é absorvível pelo organismo. Diferente de outros preenchedores, o Radiesse não causa um efeito instantâneo. Os resultados podem ser notados somente entre 4 a 6 semanas após as sessões. Entretanto, podem ser observados por um período de até 18 meses, pois o Radiesse continua agindo e provocando a produção de colágeno.
Esses são alguns dos procedimentos estéticos indicados para eliminar a papada sem cirurgia plástica! É importante ressaltar que um estilo de vida saudável com alimentação balanceada, exercícios físicos e mínima exposição solar contribuem, e muito, para se evitar ou retardar a flacidez facial.
Para não perder mais tempo, que tal agendar uma avaliação? Quanto antes iniciarmos os cuidados para esta região tão delicada do nosso rosto, melhores serão os resultados!