O colágeno é uma proteína responsável pela estrutura e sustentação dos orgãos do nosso corpo, estando presente na maioria deles, desde a pele, ossos, músculos, tendões, ligamentos até os vasos sanguíneos, córneas e dentes. Pode apresentar composições diferentes variando os tipos de l a Vll a depender da parte do corpo.
A nossa pele é composta por três camadas e é na camada intermediária onde se encontra uma alta concentração de colágeno, cerca de 70% da composição, e também da elastina que são os responsáveis pela firmeza e elasticidade.
É por isso que a partir dos 25 anos, quando inicia-se uma redução natural da produção de colágeno pelo organismo, começamos a notar o aparecimento das primeiras rugas e marcas de expressão.
E é mais precisamente a redução do colágeno do rosto que notamos primeiro e que começa a incomodar já nesta fase da vida e vai se agravando com o passar dos anos. Esse é um processo que não dá para se evitar, mas existem alguns hábitos que podemos adquirir para retardar o processo de perda de colágeno do rosto e também alguns procedimentos estéticos que irão auxiliar nesta batalha contra o envelhecimento.
Bom, primeiro vamos a prevenção:
Hábitos que devemos evitar:
Cigarro: Além de todo o mal que o cigarro faz para a saúde soma-se mais um: diminui a produção do colágeno e prejudica o processo de cicatrização da pele. Pode reparar, quem fuma envelhece de maneira mais acelerada e visível. As rugas se formam precocemente e a flacidez também. Pare de fumar o quanto antes.
Exposição aos raios ultravioleta: além das queimaduras, manchas e o risco de cancer de pele, a exposição ao sol em excesso, principalmente nos horários de pico, reduz a produção de colágeno, acelerando o aparecimento das rugas. Tomar sol é bom, mas em pequenas doses, nos horários quando o sol está mais brando. Caso contrário, proteja-se! Use protetor solar!
Açúcar: outro vilão da alimentação saudável também não é muito recomendado para quem quer preservar o colágeno. O açúcar e outros carboidratos finos atrapalham a sua produção.
Hábitos que devemos preservar:
O colágeno precisa de dois aminoácidos para ser sintetizado em nosso organismo: a glicina e a prolina. E para que isso ocorra é necessária a presença da vitamina C. Estes 3 elementos podem ser encontrados em alguns alimentos que devem estar presentes na nossa dieta:
Glicina: alimentos de origem animal são as melhores fontes de glicina, mas existem alguns alimentos do reino vegetal, menos calóricos, que também podem ser uma saudável fonte desse aminoácido:
- Peixe, frango e carne bovina com baixo teor de gordura;
- Queijo light, leite e iogurte desnatados;
- Ovos;
- Lentilha, feijão, grão de bico;
- Amaranto, gérmen de trigo, aveia, arroz integral, quinoa;
- Couve, brócolis, abóbora, espinafre, milho, aspargo, alface;
- Gelatina sem sabor;
- Proteína isolada de soja;
- Sementes de abóbora;
- Algas marinhas.
Prolina: Carne, peixe, ovos, leite, iogurte e gelatina são os principais alimentos ricos em prolina. Outros alimentos que apresentam tal elemento são:
- Castanha –de-caju, castanha-do-para, amendoas, nozes e avelã
- Ervilha, feijão e milho
- Centeio, cevada,
- Berinjela, beterraba, cenoura, abobora, nabo, cogumelos, alho e cebola roxa.
Agora vamos aos procedimentos estéticos que nos auxiliam e muito no combate ao envelhecimento e na produção do colágeno para o rosto:
Bioestimuladores:
Os bioestimuladores são substâncias preenchedoras que ao serem injetadas estimulam o organismo a produzir colágeno. Para o estímulo de colágeno do rosto, podemos contar com dois tipos de bioestimuladores e cada um deles pode ter seus efeitos em diferentes partes:
- Sculptra: é o nome comercial para o ácido poli-L-Lático injetável. Suas aplicações são bastante simples e podem ser feitas no próprio consultório do seu dermatologista. São recomendadas de 1 a 3 sessões, dependendo das condições de cada paciente. Esse produto apresenta resultado bastante surpreendentes no aumento da produção de colágeno do rosto para os seguintes problemas: flacidez do rosto, tratamento de sulcos nasogeniano e labiomentual (os famosos “bigode chinês” e rugas de “marionete”) além da melhora da flacidez do colo e pescoço também. O estímulo da produção de colágeno do rosto é contínuo e pode durar até 18 meses.
Radiesse: é um gel com efeito preenchedor composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Assim como o sculptra, o radiesse age estimulando o organismo a aumentar a produção de colágeno para o rosto e outras regiões do corpo. Tem resultados excelentes quando aplicado nas maçãs do rosto, conferindo projeção e volumes naturais, mandibula e queixo, proporcionando definição e têmporas, preenchendo a região devolvendo jovialidade ao rosto. A duração dos efeitos é de 18 meses, assim como o Sculptra.
Laser Emerge:
É um laser fracionado e não-ablativo, portanto, causa o mínimo de desconforto e uma grande gama de benefícios: diminui manchas e rugas, diminui o tamanho dos poros e aumenta a produção de colágeno para o rosto por inteiro. Seus efeitos podem ser potencializado através de drug delivery, com substâncias como a vitamina C . Pode ser feito em consultório e tem um periodo curto de downtime e possibilita o paciente de retornar as atividades cotidianas imediatamente.
Fraxx:
Equipamento de radiofrequência fracionada que utiliza energia eletromagnética em frequência muito elevada. É fracionado porque atua em pontos da pele ao invés de acometer a superfície por inteiro, reduzindo desta forma o tempo de recuperação com os mesmos resultados de estímulo de colágeno para o rosto. Funciona acionado por corrente elétrica e opera por meio de aquecimento e agulhamento. Provoca “vaporização” das camadas superficiais da pele, isto é, destruição seletiva da epiderme. Após a aplicação do Fraxx, o organismo reage iniciando um processo natural de cicatrização e reparo das áreas “atacadas” e promove a produção de um novo colágeno, tornando-as mais firmes e de aspecto mais jovial.
IPCA
Indução percutânea de colágeno com agulhas serve para estimular a produção de colágeno para o rosto e o consequente rejuvenescimento da pele.
A indução percutânea de colágeno é feita através de equipamento composto por um rolo de policarbonato com fileiras de 190 a 540 microagulhas com comprimentos que variam de 0,20 a 3,0 mm. As agulhas são de aço inoxidável e estéreis.
A variação do comprimento das agulhas determinará a profundidade da pele a ser atingida e sua utilização deverá ser determinada pelo dermatologista de acordo com a finalidade do tratamento de cada paciente.
É um procedimento não-ablativo, ou seja, não causa danos a pele, possui recuperação rápida e reduzido risco de problemas como manchas. Pode ser utilizado também com drug delivery, potencializando seus resultados.
Além de proporcionar um rejuvenescimento através do estimulo da produção de colágeno para o rosto, também trata cicatrizes de acne, estrias, flacidez, rugas, linhas de expressão, melhorando o aspecto da pele como um todo.