Grande parte das pacientes tem algum tipo de queixa ou incômodo em relação à manchas no rosto. Muitas vezes elas aparecem ou se agravam após um longo período exposição ao sol. Tem também aquelas que volta e meia aparecem por conta de alterações hormonais. Na maioria dos casos, a paciente já tentou diversos cosméticos e truques de maquiagem em casa. Mas a solução definitiva parece não existir. E muitas desistem de achar uma solução. Mas ela existe!
Entre os tipos de manchas mais frequentes estão as manchas escuras causadas pelo excesso de exposição ao sol e as manchas de melasma.
A seguir, vamos entender um pouco sobre os tipos de manchas mais comuns, porquê e como elas aparecem. Logo em seguida, explicaremos sobre o procedimento de como tirar manchas do rosto e ainda rejuvenescer.
Manchas de sol
Essas manchas são escuras e aparecem nas áreas mais expostas ao sol como nariz e maçãs do rosto, mãos e orelhas. Funciona assim: o sol causa uma inflamação na pele acarretando numa hiperpigmentação. Os melanócitos, que são as células responsáveis pela produção da melanina, são estimulados em demasia. A consequência disso tudo é o aparecimento de manchas escuras.
Entre as manchas de sol, existem algumas classificações:
Manchas senis ou melanoses:
São aquelas que surgem com o passar dos anos, em pessoas mais velhas. São decorrentes do acúmulo de exposição solar ao longo dos anos. Em geral são escuras e arredondadas.
Sardas ou efélides:
Aparecem em crianças ou peles jovens. Manifestam-se após exposicão intensa ao sol.
Melasmas
Tipo de mancha escura que aparece principamente na face e em mulheres. A causa não é definida mas está relacionada à alterações hormonais durante a gravidez e quando interrompe-se o tratamento com pílulas anticoncepcionais. Exposição solar e à luz ultravioleta também podem desencadear o aparecimento do melasma. A predisposição genética é um fator a ser levado em consideração.
Micropunção elétrica: Como tirar manchas do rosto e rejuvenescer?
A novidade no universo da medicina estética é a micronpunção elétrica. Esse procedimento é feito com um equipamento chamado Nanopore Turbo-roller. O aparelho se assemelha com um caneta elétrica que possui microagulhas na ponta.
Como rejuvenescer?
Sua ação é revolucionária porque através da técnica de “microneedling” (micropunção) consegue melhorar a qualidade da pele em vários aspectos.
As dezenas de micropunções provocadas pelo Nanopore Turbo-roller causa uma série de microlesões na pele. A reação do organismo a essas microlesões é produzir tecido “novo”para preencher os micro-orifícios criados. Junto com o novo tecido é produzido também o colágeno. O resultado, entre outros, é uma pele mais firme, elástica e jovem.
Como tirar as manchas?
O processo de tratamento das manchas de sol e do melasma é muito eficiente com o procedimento de micropunção elétrica. As microlesões geradas permitem que ativos despigmentantes atinjam as camadas mais profundas da derme. Além disso, o procedimento é feito de maneira uniforme e com o tamanho de agulha indicado para cada caso. O resultado é um combate às manchas com efeitos mais satisfatórios do que outros procedimentos.
Atenção: este procedimento só deve ser feito por um profissional dermatologista capacitado e dentro de um consultório ou clínica médica.
Como é o tratamento com micropunção elétrica?
Primeiro é utilizada uma pomada anestésica para diminuir a possibilidade do paciente sentir dor. A seguir é definido o tipo de agulha de acordo com a área a ser tratada.
Após a sessão, uma máscara com produtos nanoencapsulados é deixada cerca de 4 a 6 horas.
No período de recuperação é indicado evitar exposição ao sol. O uso de protetores solares não oleosos ou não alcóolicos são receitados.
O número de sessões vai depender da cada caso. Em geral são necessárias de 3 a 6 sessões com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas.
Os resultados começam a aparecer entre 2 a 3 meses após o tratamento. O processo de produção de colágeno, a neocolangênese, é demorado.
Outras indicações da micropunção elétrica:
Como dissemos anteriormente, o procedimento de micropunção elétrica promove uma série de melhorias na qualidade da pele. A seguir algumas indicações:
- Rejuvenescimento da face
- Rejuvenescimento do pescoço
- Rejuvenescimento de orelhas e mãos
- Combate a flacidez
- Rugas finas e linhas de expressão
- Cicatrizes de acne
- Reduz poros dilatados
- Manchas de sol
- Melasmas
- Tratamento de estrias em diversas áreas do corpo
Contra-indicações:
Pacientes com doenças de pele ativas como lesões de acne, alergias e inflamações ou infecções não devem fazer o tratamento. O uso de anticoagulante sistêmico é outra contra-indicação, assim como pacientes com tendência a ter quelóides.
O que são produtos nanoencapsulados?
São dermocosméticos que utilizam a nanotecnologia. Esses ativos tem uma grande vantagem pois penetram com mais facilidade e mais rapidamente nas camadas mais profundas da pele. Com isso proporcionam maior eficácia em menor tempo que os dermocosméticos que não utilizam este tipo de tecnologia.
O tratamento com micropunção elétrica tem seus efeitos potencializados quando utilizados junto ativos nanoencapsulados.
Prevenção
É importante enfatizar que a melhor maneira de tratar as manchas é atavés da prevenção. As manchas de sol são potencialmente perigosas pois, em alguns casos, podem evoluir para melanomas. Por isso é primordial evitar a exposição solar entre 11 horas e 16 horas, se proteger com filtro solar, chapéus e roupas leves.
Deve-se ainda consultar um dermatologista pelo menos uma vez ao ano para avaliar eventuais pintas com aparência suspeita. As manchas e pintas merecem atenção não somente pela parte estética, mas também pela saúde. Cuidem-se!