NOVIDADES

Radiesse ou Sculptra: qual o melhor bioestimulador de colágeno?

 O Radiesse ou Sculptra são duas substâncias que fazem parte da categoria dos bioestimuladores de colágeno injetáveis. Esses produtos são compostos por elementos que provocam o organismo a produzir um novo colágeno do tipo 1, aquele responsável por conferir firmeza e elasticidade à pele.

Tanto o Radiesse ou Sculptra são aplicados através de agulhas finíssimas, causando o mínimo de desconforto. O procedimento é feito no consultório do dermatologista e o paciente retorna às atividades cotidianas no mesmo dia.

Os resultados da aplicação de ambas as substâncias são sentidos à medida que o corpo vai produzindo o novo colágeno. Portanto, os efeitos são sentidos a médio prazo e não imediatamente como no caso dos preenchedores de ácido hialuônico.

As vantagens desse tipo de tratamento é que os resultados são naturais, possuem duração de até 18 meses e não provocam efeitos adversos, pois os produtos são biocompatíveis.

Outra característica prática e descomplicada dos bioestimuladores é o tempo de tratamento. A depender do nível da flacidez,  é necessário somente uma aplicação que dura em média 45 minutos.

Vamos agora entender melhor como funcionam os principais bioestimuladores de colágeno do mercado e qual deles é o melhor para o seu caso: Radiesse ou Sculptra?

Radiesse:

O que é?

Radiesse é um gel composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. O Radiesse age estimulando a produção de colágeno pelo organismo e também como preenchedor.

Onde o Radiesse pode ser aplicado?

Alguns tratamentos e regiões onde o Radiesse pode ser aplicado:

  • Bochechas: utilizado para projetar essa região, propiciando um discreto volume.
  • Mandíbula: quando utilizado nesta região o radiesse deixa a mandíbula mais marcada, definida e angulada.
  • Queixo: aumenta seu tamanho e confere definição.
  • Têmporas: com o envelhecimento e a perda de gordura facial, as têmporas apresentam um afinamento. O Radiesse possibilita um preenchimento desta região, devolvendo jovialidade ao rosto.
  • Mãos: esta região apresenta sinais de envelhecimento como veias saltadas e pele fina. O Radiesse preenche os sulcos formados pelas veias saltadas e  promove o seu clareamento.

 Como é a aplicação de Radiesse?

O processo de aplicação de Radiesse é semelhante a qualquer outro preenchedor injetável. Depois de identificar as áreas que precisam de volume, o dermatologista fará uma série de injeções. O número exato será baseado em suas necessidades e na técnica do médico.

Como fica o rosto depois da aplicação de Radiesse?

Após a sessão, a pele pode apresentar vermelhidão, inchaço e também uma certa sensibilidade. Em alguns casos, podem aparecer hematomas que vão desaparecendo nos dias subsequentes. Para esses pacientes, é indicado o uso de filtro solar sempre. Nos primeiros dias, será necessário realizar massagem de acordo com a orientação médica.

Quais os resultados do tratamento com Radiesse?

O Radiesse restaura o volume da face na área média e inferior, reduz as rugas e marcas de expressão e melhora a flacidez das regiões onde foi aplicado. Seus efeitos são graduais e duradouros, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 18 meses após o tratamento. O resultado é um rejuvenescimento e uma recuperação natural dos contornos da face.

Os efeitos são percebidos em 6 semanas após a primeira sessão. As sessões devem se repetir a cada 2 meses e o paciente deverá decidir junto com o dermatologista a quantidade necessária para seu caso.

Sculptra:

O que é?

Sculptra é o nome comercial para o ácido Poli-L-Lático injetável. Assim como o Radiesse, atua estimulando o organismo a produzir colágeno e também tem efeito preenchedor.

Onde o Sculptra pode ser aplicado?

O Sculptra é indicado para o tratamento de rugas e flacidez das seguintes regiões:

  • Tratamento de flacidez facial
  • Tratamento de flacidez corporal de regiões como: braços, glúteos, coxas, axilas e flacidez das mãos;
  • Flacidez abdominal, principalmente após emagrecimento e gravidez.
  • Tratamento de flacidez do pescoço e colo;
  • Tratamento de sulcos nasogeniano e labiomentual (os famosos “bigode chinês” e rugas de “marionete”);
  • Tratamento de celulites;
  • Tratamento da perda de gordura facial, incluindo pacientes de HIV que são tratados com medicamentos antirretrovirais e também corredores e atletas que têm diminuição grande de gordura no corpo e face.

Como é a aplicação de Sculptra?

A aplicação de Sculptra é feita com uma agulha ou cânula (agulha sem ponta perfurante) e cada sessão dura em média 45 minutos, dependendo da quantidade de produto a ser injetada. Como o produto possui anestésico em sua fórmula, a aplicação não é dolorosa. Também utiliza-se compressa de gelo durante a realização para aumentar o efeito analgésico.

A massagem é uma parte vital do processo. O médico deverá massagear os locais de injeção após cada série de três a quatro injeções. Isso ajuda a distribuir o produto de forma uniforme por baixo da pele para permitir uma melhor absorção nas camadas mais profundas.

Uma  massagem de dois minutos também ocorre após a sessão terminar, e é feita com um hidratante facial. Os pacientes são aconselhados a massagear a área que foi tratada por alguns minutos, isso deve ser feito cerca de cinco vezes por dia por um período de cinco dias após o tratamento.

Como fica o rosto depois da aplicação de Sculptra?

Assim que é feita a aplicação do Sculptra a pele poderá apresentar leve vermelhidão e um certo inchaço. Esse efeito, que pode ser  confundido com um lifting facial, melhora, na maioria das vezes, em poucas horas.

Quais os resultados do tratamento com Sculptra?

Os resultados são uma pele mais firme, diminuição das rugas e recuperação do contorno original do rosto de maneira gradual. O organismo continua produzindo o colágeno após o término do tratamento, por isso os efeitos são notados até um ano e meio depois, quando uma reaplicação é recomendada para que os benefícios se mantenham.

Os primeiros resultados já podem ser percebidos após 45 dias da sessão inicial. As sessões devem ser repetidas com intervalos de 2 meses até que o paciente esteja satisfeito com o resultado. O número de aplicações variam de 1 a 3, em geral.

Conclusão: Radiesse ou Sculptra: Quais as diferenças?

Os dois bioestimuladores possuem substâncias diferentes em suas fórmulas. O Sculptra contém o ácido poli-l-láctico, material sintético, biocompatível e absorvível pelo organismo com o passar do tempo. Sua ação consiste em provocar uma resposta inflamatória do organismo, que produz um novo colágeno.

O Radiesse é composto por um gel e microesferas de hidroxiapatita de cálcio. A estrutura dessa substância é semelhante às encontradas em ossos e dentes. Sendo assim, é um preenchedor muito utilizado para áreas com eminências ósseas, como mãos e mandíbulas.

Em relação aos resultados, tanto o Radiesse quanto o Sculptra tratam a flacidez e devolvem o volume perdido no processo de envelhecimento. Porém, enquanto o Radiesse atua melhor para realçar os contornos faciais, o Sculptra tem melhores resultados em relação a luminosidade da pele.

Importante salientar que os efeitos variam de pessoa para pessoa. Cada paciente possui características e hábitos de vida diferentes que interferem diretamente na qualidade da pele.

Quer saber qual bioestimulador é melhor para o seu caso? Agende uma avaliação conosco!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
LinkedIn
Scroll to Top
× Olá, como podemos ajudar?