NOVIDADES

Sculptra: O melhor tratamento para flacidez facial

Uma das maiores reclamações nos consutórios de dermatologia é a flacidez facial. Aquele ar cansado que não corresponde ao estado verdadeiro do paciente é um dos primeiros sinais de  que a flacidez facial está sendo notada.

Em geral, essa flacidez começa a ser mais evidente a partir dos 35 anos, apesar do processo de envelhecimento iniciar já aos 25 anos.

A flacidez nada mais é do que a “queda” dos tecidos da face e pescoço devido ao envelhecimento da pele. A sustentação da pele e a sua firmeza é proporcionada por uma proteína chamada colágeno, fabricada por células chamadas fibroplastos. Com o passar dos anos, nosso organismo passa a produzir cada vez menos dessa proteína ( a diminuição é de cerca de 1% ao ano), acarretando na flacidez , formação de rugas e perda dos contornos do rosto. No caso das mulheres essa perda de colageno é ainda maior, chega a cair 30% após o início da menopausa.

Graças ao avanço da medicina estética, esse problema pode ser postergado sem ter que passar por procedimentos invasivos e dolorosos como as cirurgias plásticas.

Existem preenchedores modernos como o Sculptra que de maneira prática, rápica, natural e com pouco desconforto, conseguem devolver a firmeza e os contornos originais do seu rosto.

Mas afinal de contas o que é Sculptra?

Sculptra é uma substância sintética composta por ácido polilático e pertence a categoria de bioestimuladores, ou seja, induz o corpo a produzir colageno e é naturalmente absorvido pelo organismo, ou seja, não causa efeitos adversos.

Como o Sculptra age?

Ao ser injetado, o Sculptra estimula os fibroplastos a produzirem o colageno. Como sua atuação é de dentro para fora, seus efeitos começam a aparecer após algumas semanas. É possível que, logo após a aplicação, voce note uma melhora imediata, mas isso é devido ao inchaço causado pelas injeções. Depois de alguns dias esse  efeito desaparece gradualmente e, aos poucos, o resultado verdadeiro do Sculptra começa a surgir.

Como é feita a aplicação de Sculptra?

A aplicação é feita no próprio consultório do dermatologista. O procedimento é feito com agulhas ou canulas ( agulha sem ponta) e as sessões duram em média 45 minutos.

O Sculptra possui anestésico em sua fórmula, portanto, é pouco doloroso. O médico também pode aplicar gelo durante o tratamento pra diminuir ainda mais o desconforto.

O dermatologista deverá fazer uma leve massagem a cada 3 ou 4 injeções para que o produto se espalhe de maneira homogênea nas camadas da pele e para uma melhor absorção.

Uma massagem mais prolongada deve ser feita logo após a sessão com a ajuda de um hidratante facial. O paciente sera orientado a fazer pequenas massagens circulares várias vezes ao dia pelos 5 dias subsequentes ao tratamento.

Como fica a pele logo apos a aplicação?

A pele pode apresentar vermelhidão e inchaço. Hematomas podem ocorrer, embora seja evitado durante toda a aplicação quando feita por profissional capacitado. Por isso é importante que seja feito por um dermatologista.

Os efeitos de inchaço regridem em algumas horas ou no máximo em até 3 dias.

O tratamento com Sculptra não possui downtime, ou seja, o paciente pode retornar as atividades cotidianas imediatamente. Somente é recomendado que se evite atividades físicas por uma semana.

Quais as vantagens e benefícios do Sculptra?

• Os resultados são contínuos e duradouros, ou seja, o Sculptra continua agindo por até 18 meses.
  • O Sculptra age respeitando os contornos originais do rosto de cada paciente, portanto, os resultados são bastante naturais, diferente de cirurgias plásticas.
  • A substância que compõe o Sculptra é absorvível pelo organismo, não causando reações adversas.

Quantas sessões são recomendadas?

Depende de cada paciente e o nível de flacidez da área a ser tratada. Na maioria dos casos são recomendadas 3 sessões com intervalos de 4 a 6 semanas. Com 30 anos até 39 anos, uma sessão por ano é excelente, mantém a jovialidade da pele por muito tempo. Após os 40 anos o tratamento preconiza duas sessões, com manutenção anual em uma vez. Depois dos cinquenta anos passa a valer a regra de 3 sessões.

Quem pode se beneficiar de Sculptra?

O sculptra é recomendado para homens e mulheres, principalmente a partir dos 35 anos, que apresentem algum tipo de flacidez facial.

Pessoas que passaram por um emagrecimento intense ou atletas que tiveram perda de gordura facial, também são beneficiados com o tratamento.

O sculptra também é benéfico para pacientes HIV que apresentam um emagrecimento facial acentuado..

Existem contra-indicações?

Não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes. Pessoas alérgicas aos produtos utilizados, a anestésicos. Idades mais avançadas. Doenças debilitantes.

Doenças auto-imunes. Uso prévio e nos mesmos locais de prenchedores definitivos. Doenças infecciosas agudas.

Em quanto tempo é possível notar resultados?

O resultado de Sculptra pode ser notado em até 45 dias após a primeira sessão. As aplicações podem ser repetidas somente após 2 meses, para que o corpo absorva adequadamente a substância. As sessões devem ser feitas até que o paciente esteja satisfeito com o resultado, o que costuma ocorrer no máximo até 3 sessões. Depois de um ano e meio a dois anos é recomendado que se faça uma nova aplicação para manutenção dos efeitos.

É importante salientar que esse tipo de tratamento, apesar de ter poucas contra-indicações, deve ser sempre feito por um médico dermatologista que irá fazer uma avaliação prévia e definir se este é realmente o tratamento ideal para cada caso.

× Olá, como podemos ajudar?