Preenchimento de glúteos com PMMA: entenda o procedimento!

Muitas pessoas se sentem frustradas com o tamanho e formato de seus glúteos e buscam nos procedimentos estéticos a solução para suas insatisfações. Neste post vamos falar do preenchimento de glúteos com PMMA, um tratamento que vem ganhando espaço e proporcionando resultados consistentes.

 

Preenchimento de glúteos com PMMA: conheça as funções desse músculo:

 

Os glúteos são formados por um grupo de 3 músculos ( glúteo mínimo, médio e máximo) sendo o glúteo máximo o maior do corpo humano. As funções desse conjunto muscular são múltiplas: dar suporte ao peso do corpo, impedindo que balance para os lados, auxiliar no movimento das pernas e coxas ao caminhar ou simplesmente manter o equilíbrio para ficarmos em pé.

 

A função estética dos glúteos também possui um enorme destaque. São eles que proporcionam um formato curvilíneo e sensual desejado por homens e mulheres de todo o mundo. O glúteo máximo, mais específicamente, é o grande responsável pelo volume, contorno e simetria da região. É nesse músculo que o preenchimento é realizado!

 

A seguir vou responder as principais dúvidas a respeito do preenchimento de glúteos com PMMA:

 

1.O que é polimetilmetacrilato ( PMMA)?

 

O PMMA é um preenchedor definitivo e um potente estimulador do colágeno. Esta substância se dilui no músculo glúteo tornando-se imperceptível e favorecendo, depois de alguns meses da aplicação, um aumento de volume. O efeito é semelhante ao que ocorre com outros estimuladores de colágeno como o Sculptra, Radiesse e Ellansé, mas estes têm a duração de um ano apenas e aumento de volume limitado. O PMMA tem a vantagem de não necessitar novas aplicações antes de cinco anos.

O PMMA é biocompátivel com o corpo humano e, após diversos estudos, chegou-se numa versão nanotexturizada, com menos impurezas e com tamanho regular de suas microesferas, reduzindo risco de formação de granulomas, rejeição ou alergias. Essa evolução do produto permitiu com que a ANVISA autorizasse seu uso e fabricação por laboratórios no Brasil.

2.Como é feito o procedimento de preenchimento de glúteos com PMMA?

 

O procedimento é bem simples e pode ser realizado no próprio consultório do dermatologista.

 

Inicialmente, uma solução anestésica diluída é aplicada, de maneira subcutânea e intramuscular, em toda a região a ser tratada. Por ser uma região livre de vasos, artérias, veias, e nervos, a aplicação é bastante segura e indolor.

 

Depois da anestesia fazer efeito, inicia-se a introdução do produto através de uma cânula – uma agulha que não possui ponta cortante – portanto, sem riscos vasculares.

Em média, são usados 150 ml de polimetilmetacrilato ( PMMA) em cada lado do glúteo.

Como o PMMA atua estimulando o próprio organismo a produzir um tecido que se formará ao redor das suas microesferas, a quantidade do preenchedor deve ser menor do que o ideal para o resultado buscado. Esse cuidado é fundamental tendo em vista que o produto é definitivo e de difícil remoção.

A remodelação ocorre não somente por causa da aplicação do produto, mas também por causa do tecido produzido, por isso o resultado é bastante natural e harmônico.

Caso o paciente queira um volume maior, é possível fazer sessões complementares até que se atinja o tamanho desejado. Sempre de acordo com a recomendação do especialista, evitando resultados artificiais

 

 

3.Quem pode fazer o preenchimento de glúteos com PMMA?

 

O procedimento é indicado para homens ou mulheres, acima de 21 anos, que queiram aumentar o volume ou corrigir imperfeições. No entanto, algumas limitações devem ser observadas, tais como: doenças não controladas ou auto imunes, hipertensão arterial, diabetes, gravidez e amamentação.

Adequado para atletas e maratonistas que apresentam perda de gordura e consequente diminuição do volume dos glúteos.

4.Existe algum preparo pré-procedimento?

 

O aumento de glúteos com PMMA, um preenchedor definitivo, é apenas um preenchimento, não é uma cirurgia. Realizado em consultório, paciente acordado, com anestesia local e no máximo um leve sedativo. Não há preparo prévio nem deixa cicatrizes após a aplicação.

 

5.Quais os benefícios obtidos com o preenchimento de glúteos com PMMA?

Os benefícios são:

  • Aumento  do volume
  • Melhora do contorno
  • Correção de imperfeições
  • Correção da depressão trocantérica ( lateral do quadril)

O preenchimento de glúteos com PMMA substitui todas as antigas cirurgias e outros procedimentos que envolviam riscos. Os cirurgiões plásticos estão abandonando a cirurgia de prótese, e recomenda-se evitar produtos proibidos como a injeção de silicone líquido ou o hidrogel, cujas consequências em algumas pessoas se tornaram bem conhecidas.

6.O PMMA é seguro?

 

Os riscos são muito pequenos quando o procedimento é executado por médicos capacitados e com registro válido pelo conselho médico de seu estado (CRM). Importante atentar se o produto utilizado pelo especialista é o aprovado pela ANVISA e se está dentro do prazo de validade.

Em 2018, a revista Aesthetic Plastic Surgery publicou pesquisa que analisou mais de 85 mil casos de implantação do produto realizados por cerca de 36 médicos brasileiros. O índice de complicações do preenchimento com o PMMA foi de 0,823%.

Outro estudo recente da FDA ( food and drug administration) entidade que equivale à ANVISA dos Estados Unidos, analisou 3.782 casos de complicações que envolviam preenchimentos com diversas substâncias, incluindo o PMMA.

O resultado foi o seguinte:

44% – eram complicações de ácido hialurônico
40% – eram complicações com ácido poli-lático ( sculptra )
15% – complicações com hidroxiapatita de cálcio ( radiesse)
1% – complicações por PMMA

As complicações com PMMA são muito menores do que qualquer outro tipo de preenchedor. A maioria das vezes em que isso ocorre, está relacionado a profissionais não capacitados, materiais conservados de maneira inadequada e até o uso de outros produtos afirmando ser PMMA.

 

7.Quais as vantagens do polimetilmetacrilato ( PMMA)?

 

Diferente das aplicações de silicone industrial ou hydrogel, o PMMA permanece encapsulado no local onde foi inserido ( intramuscular) e não sofre deslocamentos ou fica visível. Também apresenta vantagens por ser menos invasivo que as próteses, por exemplo, que necessitam de renovação depois de alguns anos e ainda ficam aparentes devido a complicações ou simplesmente quando o paciente realiza certos movimentos.

Outro ponto importante do preenchimento de glúteo com PMMA é a correta distribuição do produto. Ao retirar a cânula, o médico realiza um movimento em “leque” evitando o acúmulo ou a formação de nódulos visíveis.

 

8.Quais os cuidados pós- procedimento?

O pós-operatório da remodelação glútea com PMMA, seja para melhorar o formato ou para aumentar o volume, requer alguns cuidados, pelo menos nos primeiros dias:

O volume é um pouco maior que o volume final por causa do gel presente na composição do preenchedor e também por causa da resposta inflamatória do corpo. É necessário tomar analgésico, antiinflamatório e antibiótico que será prescrito pelo médico responsável.

Na primeira e segunda noite, o paciente pode sentir um peso na região, como se tivesse feito muito exercício, gerando um desconforto. Uma certa dificuldade de movimentar a coxa também pode ocorrer nos primeiros dias.

Na primeira semana, quando o corpo  está se adaptando, o volume ainda é maior que o final.

Deve-se evitar atividade física por quatorze dias, especialmente envolvendo a região. No entanto pode-se andar e desenvolver atividades normais do dia a dia.

Após 45 dias é possível ter uma idéia melhor do resultado. O corpo já começou a produzir o colágeno e o aspecto do bumbum lembra um glúteo malhado e natural.

O resultado final é observado após 6 meses da aplicação.

 

9.Em quanto tempo é possível notar os efeitos? E quanto dura?

 

Os resultados começam a aparecer após um ou dois meses, e vão se firmando em até um ano. É esse tempo que propicia a criação um formato arredondado e com mais volume para a região glútea, especialmente nas porções laterais e superiores. As pessoas sentem uma transformação, o que  leva a aumento da autoestima e possibilidade de exibir o corpo sem traumas, nas praias e outros locais. Especialmente indicado para atletas que tendem a perder gordura e, com isso, o volume do glúteo.

O produto é definitivo e com resultados assegurados por cinco anos. Este prazo deve-se a ação do envelhecimento natural do corpo, no entanto não é necessário novas aplicações. Novas sessões podem ser feitas caso o paciente sinta necessidade de um aumento maior.

 

 

10.Existem outros tratamentos complementares?

 

Alguns pacientes podem precisar de mais aplicações com o mesmo produto bem diluído na região do subcutâneo para tratar possíveis depressões. Essa complementação já está prevista no tratamento. É a famosa depressão trocantérica, que algumas pessoas têm na lateral da coxa, altura da articulação do quadril.

11. Outros preenchedores de glúteos

Existem diversas substâncias aprovadas pela ANVISA que podem ser utilizadas para preenchimento de glúteos. Entre elas está o Ácido polilatico, o Sculptra, e o ácido hialurônico com diluição adequada para aplicação corporal.

O ácido polilático tem duração de dois anos e é indicado para quem quer melhorar os contornos e um aumento discreto de volume. Proporciona uma pele mais firme, lisa e hidratada devido a produção do colágeno pelo organismo.

O ácido hialurônico, mesma substância utilizada para os preenchimentos de rosto e lábios, também tem duração média de um ano.

Por isso, na maioria dos casos, por ter duração definitiva, a substância mais utilizada para a região dos glúteos é o PMMA.

 

Rolar para cima