VOCÊ SABE O QUE SÃO PROBIÓTICOS?

Probióticos certamente, você já ouviu essa palavra diversas vezes, seja em propagandas ou dita por médicos. Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre os probióticos e tirar suas dúvidas! Confira:

Probióticos são bactérias intestinais do grupo dos lactobacilos acidófilos. Elas protegem nosso intestino, auxiliam a digestão e equilibram a flora. Também agem evitando proliferação de bactérias patogênicas, aquelas que causam doenças.

O uso de probióticos vem ganhando extraordinária importância nos últimos anos. Isso porque muitos estudos recentes demonstraram sua atividade para a saúde intestinal: está relacionada a evitar doenças agudas, infecciosas e até mesmo doenças crônicas. Os probióticos podem, até mesmo, auxiliar no tratamento da alergia ao glúten e ao leite de vaca!

Ainda não é totalmente comprovado, mas algumas pesquisas também indicam que os probióticos podem ajudar a evitar o aparecimento de muitas outras doenças crônicas alérgicas, inflamatórias e até mesmo tumorais.

Esses novos estudos apontam que bactérias patogênicas, assim como o glúten, podem causar o aumento dos espaços entre as células da parede intestinal. Isso permite que proteínas maiores que as absorvidas normalmente entrem na corrente sanguíneas, gerando doenças de natureza alérgica e inflamatória.

Dessa forma, ingerir uma grande quantidade de lactobacilos diariamente é muito beneficial à nossa saúde. Algumas das vantagens dessas bactérias são:

  • Melhor absorção de nutrientes;
  • Eliminação de possíveis sintomas alérgicos;
  • Melhora da imunidade;
  • Produção de vitaminas K e do complexo B.

Além disso tudo, elas ainda contribuem para o emagrecimento!

Atenção: alguns hábitos destroem os lactobacilos no nosso intestino.

Ingerir lactobacilos não é o único passo para manter seu intestino mais saudável, no entanto. Também é preciso cuidar dos seus hábitos diários para que essas bactérias não sejam danificadas.

Os lactobacilos são destruídos pela:

  • Ingestão de bebida alcoólica;
  • Ingestão de alimentos com carboidratos (açúcares);
  • Alimentos muito refinados (farinhas);
  • Presença de produtos químicos, como conservantes, emulsificantes e adoçantes artificiais;
  • Alimentos embutidos, como salsichas e linguiças;
  • Contaminação com bactérias patogênicas, como no caso de dentes mal cuidados.

Além desses, alguns outros fatores podem destruir os lactobacilos, como stress excessivo.

Porém, esta perda de lactobacilos pode ser facilmente compensada com a ingestão diária de probióticos. Felizmente, eles repõem rapidamente a população de bactérias protetoras.

Onde encontrar os probióticos

As principais fontes de probióticos são os alimentos fermentados, especialmente a partir do leite. No entanto, eles também podem ser produzidos a partir de outros alimentos, como leite de côco, água, chá, verduras e frutas.

O produto que mais contém lactobacilos vivos é o chamado kefir de leite, produzido pela fermentação de certa quantidade de leite integral com presença de inóculo das bactérias lactobacilos, como se fosse um fermento. O kefir tem origem historicamente no Cáucaso, e na língua turca significa “vida feliz”.

Este princípio é obtido de coalhadas ou iogurtes, podendo ser utilizado para produzir novas fermentações. São constituídos de grânulos extraídos de coalhada, com grande quantidade de bactérias Lactobacilos. Estes grânulos não estão disponíveis para a venda. Eles podem ser adquiridos apenas através de doações de pessoas que os cultivam.

Existem outros produtos naturais de grande poder probiótico. Eles possuem origens diversas e modos de preparo diferentes, mas todos eles têm um importante efeito positivo para a saúde.

Podemos citar o Kombucha, de origem chinesa, mas largamente consumido no ocidente, o pickles e o chucrute, produzido a partir do repolho fermentado.

Mesmo aqueles que preferem não ingerir nenhum desses alimentos podem usufruir dos benefícios dos probióticos, através de cápsulas. Elas podem ser uma boa alternativa, contendo diversas cepas de lactobacilos, promovendo resultados ainda mais completos.

Os lactobacilos são importantíssimos para sua saúde! Por isso, seja qual for sua fonte para os probióticos, certifique-se de sempre contar com esse componente na sua dieta. Dessa forma, você leva uma vida mais saudável, mantém a jovialidade e está sempre se sentindo bem!

Saiba mais sobre outras formas importantes de cuidar do seu bem-estar no nosso blog! Não esqueça de fazer um acompanhamento médico regularmente para garantir que sua saúde está perfeita!

Rolar para cima