Envelhecimento da pele: tratamentos que retardam seu aparecimento

O envelhecimento da pele como um todo acontece da mesma forma em todo o organismo. Como a pele é o orgão que está mais exposto, ela é mais percebida e também sofre com alguns fatores externos e estilo de vida. A face por sua vez é a área que fica em maior evidência por estar sempre descoberta e por isso, ainda mais afetadas pelos fatores externos.

 

O envelhecimento da pele está ligado aos seguintes fatores fisiológicos:

 

-Perda de tecido fibroso

– Diminuição da renovação celular

– Redução da rede vascular e glandular

 

A função de barreira da pele também fica prejudicada, ocorrendo uma redução na hidratação da derme, que perde viço e a luminosidade.

 

Outro fator determinante é a genética que, juntamente com uma alimentação rica em açúcar e carboidratos e pobre em vitaminas, hábitos como excesso de exposição aos raios ultravioleta, ingestão de álcool, tabagismo, estresse e poluição ambiental, pode acarretar num envelhecimento da pele precoce.

 

Além de evitar os hábitos prejudiciais citados é possível amenizar ou até postergar marcas de expressão, rugas, manchas e a perda da elasticidade.

 

A seguir alguns dos mais recentes tratamentos estéticos que, através da renovação celular e da ativação da produção de colágeno, combatem o envelhecimento da pele:

 

 

Micropunção elétrica no combate ao envelhecimento da pele:

 

A micronpunção elétrica é um procedimento feito com um equipamento chamado Nanopore Turbo-roller. O aparelho se assemelha com um caneta elétrica que possui microagulhas na ponta.

Sua ação é revolucionária pois através da técnica de “microneedling” (micropunção) consegue melhorar a qualidade da pele em vários aspectos.

As dezenas de micropunções provocadas pelo Nanopore Turbo-roller causam uma série de microlesões na pele. A reação do organismo a essas microlesões é produzir tecido “novo”para preencher os micro-orifícios criados. Junto com o novo tecido é produzido também o colágeno. O resultado, entre outros, é uma pele mais firme, elástica e jovem.

 

Indicações do tratamento com micropunção elétrica para combater o envelhecimento da pele:

 

  • Combate a flacidez
  • Reduz Rugas finas e linhas de expressão
  • Trata Cicatrizes de acne
  • Reduz poros dilatados
  • Diminui manchas de sol
  • Combate manchas de melasma

 

Outras indicações:

 

  • Rejuvenescimento do pescoço
  • Rejuvenescimento de orelhas e mãos
  • Tratamento de estrias em diversas áreas do corpo

 

Ativos nanoencapsulados:

 

O tratamento com micropunção elétrica tem seus efeitos potencializados quando utilizados junto ativos nanoencapsulados.

 

São dermocosméticos que utilizam a nanotecnologia. Esses ativos tem uma grande vantagem pois penetram com mais facilidade e mais rapidamente nas camadas mais profundas da pele. Com isso proporcionam maior eficácia em menor tempo que os dermocosméticos que não utilizam este tipo de tecnologia.

 

 

Bioestimuladores de colágeno e o combate ao envelhecimento da pele:

 

Bioestimuladores de colágeno são substâncias que provocam a produção do colageno tipo 1, aquele responsável pela firmeza e elasticidade da derme. Essas substâncias são aplicadas através de agulhas finíssimas, causando o mínimo de desconforto. As aplicações são feitas no próprio consultório do dermatologista e possui recuperação tranquila. O paciente pode voltar as atividades normais logo após a sessão.

 

Os resultados dos bioestimuladores de colágeno vem com o passar do tempo, não são imediatos. A substância continua agindo no médio prazo estimulando a produção do colágeno até que seja absorvida pelo organismo. Os bioestimuladores são biocompátiveis e não causam efeitos adversos. Os resultados podem durar até 4 anos a depender da substância utilizada.

 

Existem 3 produtos que se encaixam na categoria de bioestimuladores e que proporcionam resultados surpreendentes: Sculptra, Radiesse e Ellansé.

 

 

Sculptra:

 

O Sculptra é o nome comercial para o ácido poli-L-láctico. Ele é aplicado através de injeções na região que se deseja tratar a flacidez. Ele pode ser aplicado em quase toda a face onde se deseja ter uma volumização e uma recuperação dos contornos do rosto. Isso porque com o envelhecimento facial ocorre uma “queda” do rosto, alterando sua forma original.

As únicas regiões do rosto que não se recomenda a aplicação de Sculptra são contorno dos olhos e lábios, onde o ácido hialurônico é o preenchedor recomendado.

A sessão dura cerca de 45 minutos e a cada 3 ou 4 injeções o dermatologista realiza uma leve massagem para que o produto se espalhe de maneira hegemônica. O Sculptra possui anestésico em sua composição e portanto causa um mínimo de desconforto.

 

Em algumas semanas depois da primeira sessão, o Sculptra já apresenta os primeiros resultados. O resultado é contínuo, pois o Sculptra segue agindo e estimulando a produção de colágeno. A duração é de até 18 meses. Depois disso, deve-se fazer uma manutenção para que os resultados permaneçam.

 

 

Radiesse:

 

O Radiesse é um gel com efeito preenchedor composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Os resultados de Radiesse podem ser notados entre 4 a 6 semanas após as sessões. Entretanto, podem ser observados por um período de até 18 meses. O colágeno natural continua sendo produzido durante todos esse tempo.

 

Radiesse é indicado para a parte inferior do rosto principalmente. Ele devolve a definição e os contornos originais. Veja as regiões em que Radiesse pode ser aplicado:

 

  • Bochechas: projeta a região das maçãs do rosto proporcionando uma projeção discreta e natural.

 

  • Mandíbula: o Radiesse atua melhorando a definição dessa região da face, deixando-a mais marcada.

 

 

  • Queixo: o Radiesse atua projetando essa parte do rosto, deixando-a mais definida. Com o tempo o queixo pode apresentar consistência amolecida por causa da perda de colágeno.

 

  • Têmporas: com o tempo a pele da região das têmporas se torna fina, dando um aspecto envelhecido. O Radiesse produz um preenchimento que devolve jovialidade ao rosto.

 

 

  • Mãos: esta região apresenta sinais de envelhecimento como veias saltadas e pele fina. O Radiesse preenche os sulcos formados pelas veias saltadas e promove o seu clareamento.

 

  • Rugas Nasolabiais: O Radiesse preenche rugas e vincos da área entre o nariz e a boca conhecidos popularmente como “ bigode chinês” e “linhas de marionete”.

 

 

Ellansé:

 

O Ellansé é um preenchedor de ácido não hialurônico. É injetado na pele para levantar, esculpir e restaurar o volume perdido associado a perda de colágeno. Seu principal componente são as microesferas Poly-Caprolactone (PCL), um polímero médico macio e que é reabsorvível pelo organismo de maneira natural. O PCL é suspenso num gel feito de carboximetilcelulose (CMC).

Quando injetado na pele, Ellansé inverte o envelhecimento da facial com um processo de 2 etapas:

 

1a etapa da ação de Ellansé:

 

O gel CMC fornece resultados imediatos de lifting, diminuindo ou até fazendo desaparecer rugas e vincos e esculpindo o rosto. No entanto, esse efeito do gel dura apenas cerca de 12 semanas aproximadamente.

 

2a etapa da ação de Ellansé:

 

Ao mesmo tempo, as microesferas começam a estimular sua pele a produzir colágeno tipo 1. Ao contrário de preenchedores de ácido hialurônico, que produz o efeito lifting por causa de suas propriedades de gel, Ellansé adiciona um outro efeito, estimulando seu corpo a produzir colágeno. Os resultados duram de 2 a 4 anos. A duração dos efeito depende da concentração de produto utilizada.

 

Áreas que podem ser tratadas com Ellansé:

 

O Ellansé é o bioestimulador de colágeno mais versátil e pode ser aplicado na maioria das áreas que um preenchedor comum é utilizado:

 

  • área de templos e sobrancelhas
  • bochechas
  • dobras Nasolabiais
  • linhas de face inferior e rugas de marionete
  • nariz
  • queixo
  • linha de mandíbula
  • mãos

 

 

 

Fios de sustentação e o combate ao envelhecimento da pele:

 

A medicina estética evoluiu e surgiram os fios de sustentação absorvíveis pelo organismo. A grande revolução desta nova técnica está no fato de diminuir drasticamente os riscos. Além disso o procedimento trouxe um benefício adicional. O estímulo da produção de colágeno provocada por esses novos materiais!

 

Existem 2 tipos de fios de sustentação usados hoje em dia:

 

Fios Silhouette:

 

São feitos a base de ácido poliláctico ou PLA. Essa substância é totalmente absorvida pelo organismo em aproximadamente 1 ano e meio após a colocação.

 

Fios PDO

 

Os fios PDO são feitos de polidioxanona. Seu principal efeito é o da estimulação do colágeno. O lifting também ocorre com esta modalidade. No entanto, ocorre de maneira tardia. Ao contrair as fibras da pele, os fios de PDO contraem a própria pele também. Seu efeito tem duração mais curta. Pode durar entre 6 a 8 meses.

 

Para saber mais sobre estes tratamentos e outros que também podem te beneficiar, agende uma avaliação conosco!

Rolar para cima